A presença de Wallon na produção acadêmica brasileira

Palavras-chave: Henri Wallon, Estudo bibliográfico, Psicologia e educação

Resumo

No presente trabalho busca-se discutir a presença da psicologia de Henri Wallon na pesquisa científica no Brasil contemporâneo. O estudo foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica no Portal Scielo, com a palavra-chave Wallon. Apenas 28 artigos foram selecionados pelo critério de apropriação da teoria walloniana e a análise foi feita segundo as seguintes categorias: temática principal, presença das obras de Wallon e autores associados. Os resultados indicam que, a despeito da fertilidade de sua teoria e das sólidas contribuições que oferece, Wallon ainda é pouco estudado no Brasil, de forma que se faz necessário retomar suas colaborações.

Biografia do Autor

Soraya Vieira Santos, UFG

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. É professora adjunta da FE/UFG na disciplina "Psicologia da Educação" e está vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura - NEPPEC da FE/UFG. Investiga principalmente temáticas relacionadas aos fundamentos da educação, à formação de professores e à relação psicologia e educação, a partir do aporte teórico de Henri Wallon. Atualmente coordena a pesquisa "A emoção na escola: um estudo sobre como a temática da afetividade tem comparecido nas escolas de Educação Básica".

Publicado
2021-01-25
Seção
Artigos