Etica, formação profissional e ensino superior

Autores

  • Gilson Xavier de Azevedo 64996180614 https://orcid.org/0000-0001-5207-1351
  • Vonedirce Maria Santos Borges FAQUI/SEDUCE/UEG
  • Marcos Roberto da Silva FAQUI/SEDUCE/UEG
  • Joana Correa Goulart FAQUI/SEDUCE/UEG
  • Robson Pedro Veras IFG
  • Vinícius Wagner de Sousa Maia Nakato ipasgo

Palavras-chave:

Educação. Ética. Política. Ensino Superior.

Resumo

O objetivo deste artigo é pensar a questão da ética enquanto referencial formativo no Ensino Superior, a partir de temas motivadores da discussão como a noção de História do Ensino Superior, Sociedade do Conhecimento e Qualidade Ética, igual a Responsabilidade Política. Justifica-se esse estudo pela necessidade que o grupo observou de se discutir a questão formativa na atualidade, a partir da realidade da FAQUI, Faculdade Quirinópolis. Parte-se do problema da deterioração dos referenciais formativos, em detrimento da instrumentalização do perfil formativo do Ensino Superior. A metodologia adotada é a exploratória revisional bibliográfica. Apresenta-se como resultado um arcabouço referencial que subsidiará outros debates sobre o tema.

Biografia do Autor

  • Vonedirce Maria Santos Borges, FAQUI/SEDUCE/UEG

    Doutorado em Geografia pela UFG (vone@ueg.br).

  • Marcos Roberto da Silva, FAQUI/SEDUCE/UEG

    Doutorado em Educação Matemática (marcos.roberto@faqui.edu.br).

  • Joana Correa Goulart, FAQUI/SEDUCE/UEG

    Doutorado em Educação pela UNESP de Araraquara (joana@ueg.br).

  • Robson Pedro Veras, IFG

    Doutorado em Filosofia pela PUC SP (robsonpedroveras@gmail.com).

  • Vinícius Wagner de Sousa Maia Nakato, ipasgo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC GO (vwsmaia@hotmail.com).

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Publicado

2020-09-04

Edição

Seção

Artigos