Alfabetização e letramento no Brasil
um estudo da questão de 1999 à 2002
Palavras-chave:
Educação. Alfabetização. Letramento. Analfabetismo. Indicadores nacionais.Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar os conceitos de alfabetização e letramento a partir do viés histórico e dos possíveis resultados já publicados sobre os indicadores nacionais, construindo assim um estado da questão que permita um olhar crítico sobre a situação atual do Brasil frente a realidades também históricas como o analfabetismo. O problema proposto foi analisar se os indicadores nacionais apontam para uma melhora expressiva do quadro de analfabetos funcionais no país. A hipótese padrão desse estudo é considerar se existem estudos em quantidade que possam indicar tanto uma noção clara entre os profissionais do ensino sobre os dois conceitos propostos para este estudo e se tais estudos apontam para uma relação entre esse possível desconhecimento e os índices educacionais registrados no último século. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com estado da questão. Espera-se com este estudo, aprofundar de maneira profícua o tema reunindo estudos que elucidem minha prática educacional e a de outrem que entrar em contato com este estudo.