Alfabetização e letramento no Brasil

um estudo da questão de 1999 à 2002

Palavras-chave: Educação. Alfabetização. Letramento. Analfabetismo. Indicadores nacionais.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar os conceitos de alfabetização e letramento a partir do viés histórico e dos possíveis resultados já publicados sobre os indicadores nacionais, construindo assim um estado da questão que permita um olhar crítico sobre a situação atual do Brasil frente a realidades também históricas como o analfabetismo. O problema proposto foi analisar se os indicadores nacionais apontam para uma melhora expressiva do quadro de analfabetos funcionais no país. A hipótese padrão desse estudo é considerar se existem estudos em quantidade que possam indicar tanto uma noção clara entre os profissionais do ensino sobre os dois conceitos propostos para este estudo e se tais estudos apontam para uma relação entre esse possível desconhecimento e os índices educacionais registrados no último século. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com estado da questão. Espera-se com este estudo, aprofundar de maneira profícua o tema reunindo estudos que elucidem minha prática educacional e a de outrem que entrar em contato com este estudo.

Biografia do Autor

Jose Ferreira Lopes Neto, SEDUCE

Graduado em Geografia e Letras pela UEG. Pós Graduando em Educação para as Ciências e Humanidades pela Universidade Estadual de Goiás - Campus Quirinópolis. (zezinhoflopinho@hotmail.com).

Rosângela do Nascimento Costa, SEDUCE

Orientadora. Profª Ma. Rosângela do Nascimento Costa, Docente da rede Estadual de Goiás (Quirinópolis) e docente (Reg. Temp) da UEG (rosangelancosta@hotmail.com).

Publicado
2020-08-28
Seção
Artigos