Deslocamentos de sentidos no discurso sobre a Escola Cidadã em Uberaba-MG
Resumo
Este artigo apresenta uma análise discursiva das transformações ocorridas na proposta pedagógica de criação e implantação da proposta de Escola Cidadã no município de Uberaba (MG) entre os anos de 1993 a 2015. Interessa demonstrar os deslocamentos de sentidos que foram ocorrendo nos discursos sobre a Escola Cidadã para que se tornassem presentes os princípios de uma educação neoliberal. O corpus é formado por fragmentos de textos retirados dos documentos oficiais de criação, gestão e avaliação da educação municipal no período acima mencionado. Os discursos-textos foram analisados com nas concepções de Michel Foucault (1960; 1978) sobre discurso e governamentabilidade liberal. Na contextualização das concepções de Escola Cidadã, buscamos em Saviani (2007), Freire (1997), Gadotti (2003) e Gadotti e Romão (1997; 2001) a base teórica. Com base nesses dados e teorias, procuramos demonstrar que os deslocamentos de sentidos que ocorreram na concepção de Escola Cidadã resultaram da coexistência com discursos ancorados nas concepções neoliberais que se fizeram presentes na construção das propostas educacionais em Uberaba e no Brasil nesse período.
Palavras-chave: Escola Cidadã; Políticas Públicas; Educação; Discursos.