A motivação dos alunos do 1º ao 7º período dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Goiás, Campus Quirinópolis - GO

  • Fátima Alves Santos, Ma. UEG
  • Susana Marília Barbosa Galvão, Dra. FMB
Palavras-chave: Licenciatura. Motivação. UEG. Alunos.

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar os motivos que levam os acadêmicos a optarem pela licenciatura. Para alcançá-lo desenvolveu-se uma pesquisa na UEG campus Quirinópolis, entre março e abril de 2019 com 766 acadêmicos. Como resultado observou-se que, em geral, os acadêmicos conciliam trabalho e estudo, identificam-se com o curso e sua motivação volta-se a fatores psicoemocionais. Os fatores de higiene, quando não considerados, geram desmotivação, mas nem sempre motivam. Conclui-se que para haver motivação é necessário que o curso garanta atributos como crescimento profissional, conhecimento, correlação entre o curso e o potencial para mudar a realidade, autonomia e responsabilidade.

Biografia do Autor

Fátima Alves Santos, Ma., UEG

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Quirinópolis (1998). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Goiás, psicopedagoga - Colégio São José e psicopedagoga da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Coordenadora Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, fenomenologia, psicolinguística, pedagógica e avaliação (falves54@bol.com.br).

Susana Marília Barbosa Galvão, Dra., FMB

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), Mestrado em Ciências da Educação - Universidad Evangélica del Paraguay (2008) diploma revalidado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-Brasil, Doutorado em Ciências da Educação - Universidad Evangélica del Paraguay (2014), Doutorado em Ciências da Educação - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (2017), Psicanalista Clínica . Experiência na área de Educação como Diretora, Supervisora, Coordenadora, Professora orientadora de dissertação e tese (direcaogeral@fmb.edu.br).

Publicado
2020-07-07
Seção
Artigos