A BNCC e a Educação Infantil:

uma análise a partir do DC-GO

  • Simone Cândida Paiva Colégio São José
  • Maria Clementina de Oliveira, Dra. Universidad Evangélica Del Paraguay
Palavras-chave: BNCC. DC-Go. Educação Infantil.

Resumo

RESUMO

 

Este estudo tem como objetivo analisar as propostas constantes no Base Nacional Comum Curricular (BNCC) à luz do Documento Curricular para Goiás (DC-Go) para a Educação Infantil. Com tal objetivo procedeu-se com uma pesquisa bibliográfica e documental que analisou o BNCC, o DC-Go, o PNE e outras legislações normatizadoras além de livros e teorias a respeito da infância. Como resultado observou-se que apesar de o BNCC ser uma referência nacional ele abra espaço para peculiaridades regionais, tal abertura foi em parte preenchida pelo DC-Go que contempla características e conteúdos regionais entendendo a Educação Infantil como etapa única e singular que precisa que alguns direitos básicos da infância sejam garantidos de forma a permitir uma formação integral e inclusiva. Conclui-se que dos referidos dispositivos legais BNCC e DC-Go são documentos de referência vão nortear a atuação docente mas as propostas pedagógicas abrem espaço para as peculiaridades de cada caso visto que parte de preceitos que consideram a diversidade e as singularidades de cada caso.

 

Palavras-chave: BNCC. DC-Go. Educação Infantil.

RESUMEN

Este estudio tiene como objetivo analizar las propuestas contenidas en el BNCC a la luz del DC-Go para la Educación de la Primera Infancia. Con este fin, se procedió a una investigación bibliográfica y documental que analizó el BNCC, el DC-Go, el PNE y otras legislaciones normativas, además de libros y teorías sobre la infancia. Como resultado, se observó que aunque el BNCC es una referencia nacional, abre espacio para peculiaridades regionales, esta apertura fue parcialmente ocupada por DC-Go, que contempla características y contenidos regionales, entendiendo la Educación de la Primera Infancia como una etapa única y singular que necesita algo de Los derechos básicos del niño están garantizados para permitir una formación integral e inclusiva. Se concluye que de las disposiciones legales referidas, BNCC y DC-Go son documentos de referencia que guiarán el desempeño docente, pero las propuestas pedagógicas abren espacio para las peculiaridades de cada caso, ya que parte de preceptos que consideran la diversidad y las singularidades de cada caso.

Palabras clave: BNCC. DC-Go. Educación Infantil.

Biografia do Autor

Maria Clementina de Oliveira, Dra., Universidad Evangélica Del Paraguay

Doutora e Mestre em Educação (eita.thina@gmail.com).

Publicado
2020-07-07
Seção
Artigos