PROGRAMAS DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE) DESENVOLVIDOS NA PREFEITURA MUNICIPAL DE GOUVELÂNDIA-GO EM 2018

  • Walda Campos Gervásio
  • Joana Corrêa Goulart, Dra UEG
Palavras-chave: Financiamento da Educação. FNDE. Educação Municipal.

Resumo

O presente artigo tem como temática a importância do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é o órgão responsável pela execução da maioria das ações e programas da Educação Básica da cidade de Gouvelândia, como a alimentação e o transporte escolar, além de atuar também na Educação do Ensino Fundamental. O FNDE é responsável por captar e distribuir recursos financeiros a vários programas do Ensino Fundamental. Ao financiar e executar esses programas, o FNDE reforça a educação de milhões de crianças diretamente beneficiadas por ele. O presente trabalho procura analisar que programas do FNDE estão presentes no município de Gouvelândia, localizado na Região Centro Oeste, na Mesorregião do Sul Goiano e na Microrregião de Quirinópolis, e assim destacando essa importância assistência aos recursos municipais. A pesquisa utiliza dados dos recursos aplicados pelo FNDE em 2018 município de Gouvelândia. Os dados financeiros foram levantados no Sistema on-line no site do FNDE e agregados à base de informações a partir de dados do Tribunal de Contas do Estado e de balanços municipais. Utilizou-se também uma pesquisa bibliográfica com contribuições de autores como: BERTOLDO (2011), WAYSKOP (1995), MAECELLINO (1997), GOMES (2004), SANTOS (2008) e outros.

Biografia do Autor

Joana Corrêa Goulart, Dra, UEG

Doutora em Educação Escolar pela UNESP-Araraquara. Mestre em Educação pela PUC-Goiás. Especialização em Educação: Gestão Escolar (UFG-GO), Especialização em Formação Didático-Pedagógica para o Magisterio (UFU-MG); e Especialização em Psicopedagogia (FAFI-MG). Graduação em PEDAGOGIA pela Universidade de Rio Verde (1995). Graduação em CIÊNCIAS Licenciatura Curta pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Quirinópolis (1990). Professora titular da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Quirinópolis. Diretora deste Campus/UEG no período de julho de 2003 a janeiro de 2010. Professora da Educação Básica na Secretaria de Educação do Estado de Goiás (1980-2015). Tutora do Programa Formação Pela Escola do FNDE. Membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, Formação de Professores, Avaliação, Gestão Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores e Avaliação Educacional.

Publicado
2020-02-25
Seção
Artigos