A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES FLEXIBILIZADAS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR
Palavras-chave:
Educação Especial; Inclusão; Aprendizagem; Tarefas flexibilizadas.Resumo
O presente trabalho visa analisar a importância das atividades flexibilizadas para o desenvolvimento de alunos com deficiência, na perspectiva da inclusão escolar, voltada especialmente para o ensino especial, visando conhecer as teorias estudadas e metodologias utilizadas na concepção desenvolvidas em sala de aula no Atendimento Educacional Especializado (AEE), numa Escola Municipal de Quirinópolis-GO. A análise da prática pedagógica por meio das tarefas flexibilizadas, na qual professores atuam em classe regular e no atendimento educacional especializado a alunos com deficiência. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e roteiro de entrevista, sob a modalidade de estudo de caso. Foram feitas entrevistas com professores regentes e professores de apoio das salas de aula com alunos com deficiência. Constatou-se que aspectos importantes como relações interpessoais são bem trabalhadas através das tarefas flexibilizadas, bem como o respeito e a função do professor que promova não só a inclusão educacional, mas também a inclusão social. E avaliar contextualizando e recriando o currículo, através de intervenções didáticas diferenciadas no intuito de fomentar as várias aprendizagens, possibilitando.