A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Hetienne Vieira e Araújo
  • Edna Duarte de Souza

Palavras-chave:

Escola. Família. Educação Especial.

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto de estudo o desenvolvimento escolar das pessoas com deficiência. Tem por objetivo discutir a importância da família para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem do estudante da educação especial a partir de uma cooperação mútua com a escola. Entende-se que é bastante complexa essa questão, mas que, conforme os teóricos estudiosos do assunto, trazem benefícios não só a pessoa com deficiência, mas para toda a equipe multidisciplinar e interdisciplinar que convivem com ela, além de beneficiar a família e os outros colegas de sala. A problemática se centraliza sobre qual a importância da participação da família na escola para o sucesso da promoção da aprendizagem de alunos com deficiência? A metodologia utilizada para obter as informações foi a pesquisa bibliográfica do tipo exploratória para informações teóricas sobre a participação da família na escola. Foi realizada análise qualitativa numa avaliação subjetiva no contexto pessoa com deficiência e/ou não, na escola regular, para o desenvolvimento das relações sociais e talentos. Fundamentou-se nos respectivos autores: Cezar-Ferreira, (2004), Szymanski (2001), Rego (2003), Nogueira, Romanelli, e Zago, (2000) e Mantoan (1997). Diante do exposto, compreende-se que é preciso unir família e escola, exercer a práxis da educação inclusiva e educação especial que impulsione o espírito de cooperação entre ambas e resgatem valores essenciais à promoção do desenvolvimento físico, cognitivo e social do educando, como o amor, o respeito, a espiritualidade e a capacidade de cumprir compromissos, ter responsabilidade, e até mesmo uma melhor qualidade de vida e dignidade.

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Publicado

2020-02-25

Edição

Seção

Artigos