PROJETOS ESCOLARES SOBRE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Edvaldo Aparecido de Souza
  • Amanda Freitas Oliveira

Palavras-chave:

Professores, Projetos Escolares, Ensino/Aprendizagem.

Resumo

O meio ambiente vem sofrendo um violento processo de degradação por conta da ação do homem, as crianças são a esperança de que, no futuro, se tornem cidadãos que se relacionem de maneira responsável com o meio ambiente. A escola possui um papel fundamental na conscientização ambiental, é através dela que o aluno irá adquirir os conhecimentos necessários para ações ambientalmente corretas. O professor é o facilitador neste processo e tem que ter o conhecimento necessário para auxiliar os alunos. Existem metodologias que favorecem o trabalho do professor, dentre elas estão os projetos, pois neles o aluno vê uma maneira diferente de aprender agindo. A Educação Ambiental nasce como proposta dinamizadora, tendo por finalidade sensibilizar os seres humanos a respeito dos riscos advindos da devastação ambiental e proporcionando instrumentos que minimizem o nível de irracionalidade ambiental a qual os seres humanos se encontram. O presente trabalho tem por objetivo analisar e avaliar a aplicação de projetos escolares a respeito do meio ambiente desenvolvidos por professores com os alunos da Educação básica da Escola Municipal Maria Ignez Quirinópolis-GO, no intuito de ampliar os conhecimentos e consciência a respeito da importância da preservação ambiental, e dos temas que envolvam o meio ambiente. Para alcançar esses objetivos foram aplicados questionários aos professores afim de avaliar as os projetos de conscientização ambiental na escola pesquisada; e se a coordenação escolar contribui para a realização desses projetos. Como resultados foram analisados cinco questionários respondidos pelos professores regentes, onde cada professor apresenta o projeto e os pontos principais como finalidade do projeto, ano escolar, resultados, desenvolvimento e pontos positivos e negativos.

Downloads

Publicado

2020-02-25

Edição

Seção

Artigos