OS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS DAS MÃES NO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO E SEUS FILHOS NO EXERCÍCIO DA MATERNIDADE

Autores

Palavras-chave:

Cárcere, Direitos Humanos, Filhos, Mães, Maternidade

Resumo

O presente artigo pretende analisar e refletir em relação a grave situação das “mães do cárcere”, por ser um assunto desconhecido da sociedade ou é evitado nas rodas de conversa pela cruel realidade. O objetivo deste estudo é identificar a desumanidade do sistema carcerário brasileiro, especialmente com relação às mulheres que são mães e têm direito de amamentar e conviver com seus filhos. A metodologia utilizada é o dedutivo, por meio da pesquisa qualitativo-bibliográfica de livros e artigos concernentes ao tema, além da pesquisa legislativo-doutrinária. A pergunta de pesquisa é se o não cumprimento mínimo dos direitos das mães com seus filhos em locais adequados dentro do cárcere resulta na falta de respeito e exercício dos direitos legais previstos? Nesse sentido, é necessário a implementação de políticas públicas, a atuação de outras entidades e melhorias na estrutura física para o atendimento feminino.

Biografia do Autor

  • Luis Delcides Rodrigues da Silva, Centro Universitário das

    Pós-graduado “lato sensu” em Marketing e Comunicação Integrada na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014); MBA em Planejamento Tributário (cursando) pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas unidas –FMU.Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (2011). Graduado em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) (2022). Membro do Grupo de Pesquisa Direito Constitucional  na Sociedade da Informação. Membro do Observatório Brasileiro do Direito Público e Privado (OBRADIPP). Jornalista.E-mail: luisdelcides@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/5456750358720852

    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3215-6029

  • Cátia Rejane Mainardi Liczbinski, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

    Doutora em Ciências Sociais, Mestre, Especialista em Direito, Professora da Universidade Federal de Pelotas RS nos cursos de  Direito, Administração e Turismo. Autora de livros. Pesquisadora. Escritora. Colunista.Palestrante. email: catia.rejane.prof@gmail.com

Referências

ANGOTTI, Bruna. Entre as leis da ciência, do Estado e de Deus. O surgimento dos presídios femininos no Brasil. São Paulo: IBCCRIM, 2012, p.178-179.

ANGOTTI, Bruna; SALLA, Fernando. Apontamentos para uma história dos presídios de mulheres no Brasil. Revista de História de las Prisiones, v. 6, 2018.

BARRETA, Alessandro Garcia. Educação grega e Jogos Olímpicos - período clássicos, helenístico e romano. Editora: Paco Editorial, 2012.

BROWN, M.; BlOOM, B. Reentry and Renegotiating Motherhood: Maternal Identity and Success on Parole. Crime & Delinquency. v. 55, n. 2, p.313-336, 2009.

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. 17. ed. São Paulo: Ed. Cultrix, 1996. In: VERONESE, Josiane Petry. Direito da Criança e do Adolescente: novo curso – novos temas. 2.ed. Rio de Janeiro: Lumen juris, 2019, p. 576.

CERNEKA, Heidi Arn. Regras de Bangkok: Está na hora de fazê-las valer. Boletim IBCCRIM. Ano 20. n.232, p.18-19. São Paulo: IBCCRIM, mar., 2012.

COLARES, L. B. C.; CHIES L. A. B. Mulheres nas so(m)bras: insalubridade, reciclagem e dominação viril em presídios masculinizantes mistos. Revista Estudos Feministas, v. 18, n.2, 2010.

COSTA, Marli Marlene Moraes da. O Papel da Família e da Comunidade no Desenvolvimento de Políticas Públicas de Proteção à Infância no Brasil, p. 607. In: VERONESE, Josiane Petry. O Direito da Criança e do Adolescente: Novo Curso – Novos Temas. 2.ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019.

DE ASSIS RIBEIRO, F. S.; GODINHO, L. Histórias de vida de mulheres em situação de aprisionamento. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, [s. l.], v. 14, n. 2, p. 489–508, 2021. Disponível em: https://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=foh&AN=150379656&lang=pt-br&site=eds-live. Acesso em: 20 abr. 2023.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2010 [1976].

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA; INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÌSTICA. Indicadores sobre crianças e adolescentes. BRASIL: 1990-1999. Rio de Janeiro: UNICEF, 2001.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo, Perspectiva,1987.

PINSKY, Carla Bassanezi. Estudos de Gênero e História Social. Revista Estudos Femininos, Florianópolis, v. 17, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/11687 Acesso em 10 set. 2019.

SOMMACAL, C. L.; TAGLIARI, P. de A. A cultura de estupro: o arcabouço da desigualdade, da tolerância à violência, da objetificação da mulher e da culpabilização da vítima. Revista da ESMESC, [S. l.], v. 24, n. 30, p. 245–268, 2017. Disponível em: https://revista.esmesc.org.br/re/article/view/169. Acesso em: 26 abr. 2023.

SOUZA, E. M.; COSTA, A. S. M.; LOPES, B. C. Ressocialização, trabalho e resistência: mulheres encarceradas e a produção do sujeito delinquente. Cadernos EBAPE.BR, v. 17, n. 2, p. 362–374, abr. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1679-395171382. Acesso em: 26 abr. 2023.

STELLA C. Aprisionamento materno e escolarização dos filhos. V. 13, n. 1, Psicol Esc Educ, 2009.

TEIXEIRA, A.; OLIVEIRA, H. Maternidade e encarceramento feminino: o estado da arte das pesquisas no Brasil. BIB - Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, [S. l.], n. 81, p. 25–41, 2016. Disponível em: https://bibanpocs.emnuvens.com.br/revista/article/view/413. Acesso em: 21 abr. 2023.

VERONESE, Josiane Petry. Direito da Criança e do Adolescente: novo curso – novos temas. 2.ed. Rio de Janeiro: Lumen juris, 2019, p.3.

VIEIRA, Cláudia Maria Carvalho do Amaral; VERONESE, Josiane Rose Petry. Crianças Encarceradas: A proteção integral criança na execução penal feminina da pena privativa de liberdade. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2016, p.27.

VIEIRA, Cleverton Elias; VERONESE, Josiane Rose Petry. Limites na Educação: sob a perspectiva da Doutrina da Proteção Integral, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Florianópolis: OAB/SC Editora, 2006, p.144.

Downloads

Publicado

2023-06-14