A SÍNDROME DA FIBROMIALGIA COMPROMETE A FORÇA DE PREENSÃO MANUAL E OS SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO? UM ESTUDO TRANSVERSAL

Autores

Palavras-chave:

Fibromialgia, ansiedade, depressão, força da mão

Resumo

A Fibromialgia (FM) é uma doença caracterizada por dor crônica e generalizada, sendo comum a presença de outros sintomas como fadiga, falta de força, problemas no sono e distúrbios psicológicos. Diante disso, o objetivo do estudo foi avaliar a força de preensão manual (FPM) e sintomas de ansiedade e depressão em pacientes com FM e verificar a correlação entre essas variáveis. Participaram do estudo 41 mulheres com diagnóstico clínico de FM selecionadas. Foram realizadas mensurações da FPM por meio do dinamômetro hidráulico e os sintomas de ansiedade e a depressão por meio da HADS (Hospital Anxiety and Depression Scale). A ansiedade e a depressão, na maioria das faixas etárias, estão elevadas (10,8±4,6 pontos e 10,3±4,6 pontos respectivamente). As variáveis FPM, ansiedade e depressão não apresentam correlação significativa.Foi observado que as pacientes com FM apresentam FPM e sintomas de ansiedade e de depressão comprometidos.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joaquim Henrique Lorenzetti Branco, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Fisioterapeuta graduado pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2016), Especialização em Saúde e Qualidade de Vida - Faculdade Futura (2018), Mestre em Fisioterapia, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina, professor do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera, pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício - LAPE do CEFID/UDESC, fisioterapeuta voluntário no Projeto de extensão Prepara - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Fisioterapia Pré e Pós-Operatória de Cirurgias de Grande Porte do CEFID/UDESC.

  • Natasha Teixeira da Cunha Melian, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Voluntária no Programa PREPARA - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Fisioterapia Pré e Pós-Operatória de Cirurgias de Grande Porte do CEFID/UDESC.

  • Darlan Laurício Matte, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Doutor em Ciências Médicas (UFSC, 2014); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC, 2003); Especialista em Fisiologia do Exercício e Biomecânica (UNICRUZ, 1995); Especialista em Fisioterapia Respiratória (ASSOBRAFIR, 2000 - TE); Especialista em Fisioterapia Pneumo-Funcional (COFFITO, 2002 - TE); Especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva, ênfase no adulto (ASSOBRAFIR/COFFITO, 2014 - TE); Especialista em Fisioterapia Respiratória (ASSOBRAFIR/COFFITO, 2014 - TE); Bacharel em Fisioterapia (UFSM, 1990); Professor Efetivo Adjunto do Departamento de Fisioterapia (DEFISIO) e Professor Permanente do Programa de Mestrado em Fisioterapia (PPGFt) do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) (2017.2-). Diretor Geral eleito do CEFID/UDESC (2010-2014). Diretor de Extensão/CEFID/UDESC (2006-2010); Coordenador Científico da ASSOBRAFIR SC (2017-2020). Diretor Presidente Regional da ASSOBRAFIR Santa Catarina (2008-2009); Diretor Tesoureiro ASSOBRAFIR SC (2010-2012). Membro das entidades: ASSOBRAFIR, ABENFISIO, ABRAPG-FT, ADCEFID e APRUDESC. Membro do CEPSH/UDESC (2001-2010). Membro do NDE do Curso de Fisioterapia CEFID/UDESC (2007-2015). Membro da Comissão de Pesquisa do CEFID/UDESC (2016-2018); Interesse nos temas habilitação cirurgica e liberação para cirurgia (preabilitação), fisioterapia pré-cirúgica de cirurgias eletivas e de grande porte (entre eles transplantes e gastroplastias redutoras); interesse nos assuntos eficácia, custo-efetividade, aderência, componentes, resultados e desfechos, entre eles sintomas de ansiedade e depressão, qualidade de vida relacionada à saúde, capacidade funcional e duração dos programas de habilitação cirúrgica e reabilitação pulmonar e pós-operatória.

  • Guilherme Torres Vilarino, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Professor no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Formado em educação física (Bacharelado) pela UDESC, Mestre em Ciências do Movimento Humano (CEFID/UDESC) e doutorando em Ciências do Movimento Humano (CEFID/UDESC). Pesquisador do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (LAPE/UDESC). Possui experiência com treinamento de força em crianças e adolescentes e em pessoas com Síndrome da Fibromialgia.

  • Alexandro Andrade, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Professor Titular do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID.UDESC) e (IFSC) atuando na Pesquisa, Ensino, Extensão e Gestão desde 1990. Na UDESC Foi Coordenador do Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano - PPGCMH (2016 a 2019), atual vice - coordenador (2019 a 2021). Foi chefe do Depto de Fisioterapia (2004), Diretor Geral (2006 - 2010) e Diretor de Pesquisa e Pós-graduação (2010 - 2014). Bolsista de Produtividade em Pesquisa - Pq do CNPq (2011 a 2017). Graduado em Educação Física pela UDESC (1985). Possui dois mestrados, em Educação Física - Universidade Gama Filho (1990); Mestrado em Psicologia - UFSC (2001). Concluiu 4 Especializações (entre 1994 a 1996) na University of Maryland - UMD - EUA. Realizou doutorado na UFSC (2001) com parte dos estudos na UMD-EUA. Orienta bolsistas de IC - Graduação, Mestrado, Doutorado e Supervisiona pós-doutorado. Tem experiência nas áreas de Educação Física, Psicologia e Educação, atuando nos temas: Atividade Física e Saúde, Psicologia do esporte e do Exercício, Qualidade do Ar e Saúde no Exercício e Esporte; Metodologia, epistemologia e inovação. Coordena o Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício - LAPE, desenvolvendo projetos com Universidades no país e exterior. Professor convidado em Universidades nos EUA e visitante em PPG na Itália e Espanha. Tem obtido financiamento CNPq, FAPESC, FINEP, UDESC. Editor, membro do corpo editorial e revisor de periódicos Nacionais e Internacionais. Foi Diretor Científico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; CBCE (2009-2013). No IFSC coordena o LABINOVE.

Downloads

Publicado

02-03-2020

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

A SÍNDROME DA FIBROMIALGIA COMPROMETE A FORÇA DE PREENSÃO MANUAL E OS SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO? UM ESTUDO TRANSVERSAL. (2020). Movimenta (ISSN 1984-4298), 13(1), 82-91. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/9439

Artigos Semelhantes

1-10 de 520

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.