HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE - MEDILHAÇO INICIANDO NO PALIATIVISMO

Autores

  • Sebastião Afonso Viana Macedo Neves Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Maria Aparecida Buzinari de Oliveira Estado do Acre
  • Sandra Márcia Carvalho de Oliveira Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Rafaela Feitosa Anselmi Universidade Federal do Acre

Resumo

Objetivos: Relatar ações de extensão de humanização em saúde e medicina paliativa, desenvolvidas por acadêmicos de medicina, em hospital pediátrico, através do programa Medilhaço: Médicos Palhaços. Metodologia: Foram abordadas crianças no Hospital da Criança (HC) no período de abril de 2010 a dezembro de 2014. As atividades incluíram visitas às enfermarias com atividades lúdicas (arte clown, música, teatro e artesanato), brincadeiras e comemorações em datas festivas. Resultados: Foram visitadas 3764 pessoas. Divididas em três categorias: 1) crianças (n=1810); 2) acompanhantes (n=1810) e 3) profissionais (n=144). Sendo que, as crianças e os acompanhantes foram às categorias de maior prevalência com 48%. Verificou-se na categoria crianças que o maior número de visitas foi no ano de 2013, com 31% (n=575). No período analisado foram realizados trinta e sete (37) workshops; cento e nove (n=109) visitas ao HC, com a participação de cento e trinta e cinco (n=135) acadêmicos. Conclusão: Durante as ações o Hospital da Criança é transformado em um lugar quente, cheio de cores e risos e o futuro médico adota uma postura profissional mais humanizada. Com estas atividades os acadêmicos de medicina desenvolveram uma ferramenta a mais para a construção de uma boa relação médico-paciente.: Objetivos: Relatar ações de extensão de humanização em saúde e medicina paliativa, desenvolvidas por acadêmicos de medicina, em hospital pediátrico, através do programa Medilhaço: Médicos Palhaços. Metodologia: Foram abordadas crianças no Hospital da Criança (HC) no período de abril de 2010 a dezembro de 2014. As atividades incluíram visitas às enfermarias com atividades lúdicas (arte clown, música, teatro e artesanato), brincadeiras e comemorações em datas festivas. Resultados: Foram visitadas 3764 pessoas. Divididas em três categorias: 1) crianças (n=1810); 2) acompanhantes (n=1810) e 3) profissionais (n=144). Sendo que, as crianças e os acompanhantes foram às categorias de maior prevalência com 48%. Verificou-se na categoria crianças que o maior número de visitas foi no ano de 2013, com 31% (n=575). No período analisado foram realizados trinta e sete (37) workshops; cento e nove (n=109) visitas ao HC, com a participação de cento e trinta e cinco (n=135) acadêmicos. Conclusão: Durante as ações o Hospital da Criança é transformado em um lugar quente, cheio de cores e risos e o futuro médico adota uma postura profissional mais humanizada. Com estas atividades os acadêmicos de medicina desenvolveram uma ferramenta a mais para a construção de uma boa relação médico-paciente.

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Biografia do Autor

  • Sebastião Afonso Viana Macedo Neves, Universidade Federal do Acre - UFAC
    Professor Adjunto do Curso de Graduação em Medicina da Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Maria Aparecida Buzinari de Oliveira, Estado do Acre
    Pesquisadora, Naturalista, Humanista e Escritora.
  • Sandra Márcia Carvalho de Oliveira, Universidade Federal do Acre - UFAC
    Professora Adjunta do Curso de Graduação em Medicina e Direito da Universidade Federal do Acre - UFAC.
  • Rafaela Feitosa Anselmi, Universidade Federal do Acre
    Médica egressa da Universidade Federal do Acre.

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Publicado

16-03-2017

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE - MEDILHAÇO INICIANDO NO PALIATIVISMO. (2017). Movimenta (ISSN 1984-4298), 10(1), 21-31. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/4107

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