POSICIONAMENTO DE PRONO NA MELHORA DA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Flávia Pinheiro Dourado
  • Nayara Rodrigues Gomes de Oliveira
  • Iara Regina Marcelino Campos

Resumo

Introdução: A morbi-mortalidade do RNPT tem causado preocupações no ambiente hospitalar, principalmente no que diz respeito à maturação do sistema respiratório. Por isso, o fisioterapeuta é inserido na equipe multidisciplinar como parte essencial do tratamento. Neste caso o fisioterapeuta ajudará na maturação do sistema respiratório, e uma das diversas técnicas utilizadas é o posicionamento do pré-termo, o qual influencia muito na função e trabalho do sistema em questão. O posicionamento de prono é bastante utilizado, uma vez que se verifica uma melhora das trocas gasosas, da saturação de oxigênio, do movimento toracoabdominal, entre outros benefícios. Objetivos: Ressaltar as vantagens da posição prona na melhora da função respiratória do recém- nascido prematuro. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo revisão estrutural da literatura, que buscou analisar publicações dos últimos quinze anos nas principais bases de dados científicos (Cochane, PubMed, Bireme e Google Acadêmico). Resultados: Foram encontrados 20 artigos contendo o decúbito ventral como protocolo na melhora da função respiratória, porém apenas 13 foram incluídos na pesquisa, pois obtinham como pacientes os RNPT e, na maioria dos estudos os neonatos estavam em ventilação mecânica. Conclusão: A postura estudada é benéfica para vários parâmetros respiratórios como frequência respiratória, saturação de oxigênio, volumes pulmonares, relação ventilação/ perfusão, além de sincronia toracoabdominal e trabalho respiratório, podendo então fazer parte do tratamento fisioterapêutico na melhora da função respiratória.

Descritores: recém- nascido, posição, sistema respiratório e fisioterapia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flávia Pinheiro Dourado
    Formada em Fisioterapia pela Padrão, em pós-graduação em Fisioterapia Pediátrica e neonatal da UTI à reabilitação neurológica, CEAFI Pós- Graduação.
  • Nayara Rodrigues Gomes de Oliveira

    Fisioterapeuta graduada pela Pontifícia Católica de Goiás (PUC/GO), Especialista em Fisioterapia Hospitalar e Terapia Intensiva CDCS/Camburi, Especialista em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal- CEAFI/PUC, Mestranda em Ciências da Saúde- UFG, Professora e Orientadora do CEAFI.

  • Iara Regina Marcelino Campos

    Fisioterapeuta formada pela UEG-ESEFFEGO em 2013/2;

    dois artigos publicados: Tratamento fisioterapêutico na síndrome da dor patelofemoral: uma revisão da literatura (2013)- Revista movimenta; A influência da auriculuterapia na prevenção e diminuição das cólicas em mulheres com dismenorreia primária (2014)- Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano.

    Instrutora de pilates; em pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional (CDCS).

Downloads

Publicado

18-12-2015

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

POSICIONAMENTO DE PRONO NA MELHORA DA FUNÇÃO RESPIRATÓRIA DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. (2015). Movimenta (ISSN 1984-4298), 8(3), 303-312. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/3938

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)