WRITER’S BLOCK AND THE CHALLENGES OF SCIENTIFIC WRITING

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31668/movimenta.v16i3.14803

Keywords:

escrita científica, publicação, pesquisa em saúde

Abstract

Diariamente, estudantes (graduação e pós-graduação) e pesquisadores jovens ou experientes estão diante do desafio da redação científica, incluindo a escrita de projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação, propostas para financiamento, relatórios técnico-científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, artigos científicos, capítulos de livros, livros, resumos simples ou expandidos para eventos científicos, dentre outros. Entretanto, o fenômeno da tela branca ou bloqueio do escritor, também conhecido como “síndrome da página em branco” ou “Writer’s block”, pode impactar significativamente na produtividade e na qualidade das produções acadêmico-científicas, bem como na saúde mental do estudante e pesquisador. A síndrome da tela branca é um fenômeno temporário ou duradouro caracterizado por um bloqueio criativo no início ou progressão na escrita1. Diversos fatores podem contribuir para o bloqueio de escritor, tais como falta de formação e experiência teórica e/ou prática na área do conhecimento, pressões internas (perfeccionismo, autocobrança, medo do fracasso, falta de inspiração, saúde física e mental) e pressões externas (prazos rigorosos, expectativas de desempenho, processos avaliativos)

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Published

2023-12-19

Issue

Section

Editorial

How to Cite

WRITER’S BLOCK AND THE CHALLENGES OF SCIENTIFIC WRITING. (2023). Movimenta (ISSN 1984-4298), 16(3), e20230028. https://doi.org/10.31668/movimenta.v16i3.14803

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