WRITER’S BLOCK AND THE CHALLENGES OF SCIENTIFIC WRITING
DOI:
https://doi.org/10.31668/movimenta.v16i3.14803Keywords:
escrita científica, publicação, pesquisa em saúdeAbstract
Diariamente, estudantes (graduação e pós-graduação) e pesquisadores jovens ou experientes estão diante do desafio da redação científica, incluindo a escrita de projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação, propostas para financiamento, relatórios técnico-científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, artigos científicos, capítulos de livros, livros, resumos simples ou expandidos para eventos científicos, dentre outros. Entretanto, o fenômeno da tela branca ou bloqueio do escritor, também conhecido como “síndrome da página em branco” ou “Writer’s block”, pode impactar significativamente na produtividade e na qualidade das produções acadêmico-científicas, bem como na saúde mental do estudante e pesquisador. A síndrome da tela branca é um fenômeno temporário ou duradouro caracterizado por um bloqueio criativo no início ou progressão na escrita1. Diversos fatores podem contribuir para o bloqueio de escritor, tais como falta de formação e experiência teórica e/ou prática na área do conhecimento, pressões internas (perfeccionismo, autocobrança, medo do fracasso, falta de inspiração, saúde física e mental) e pressões externas (prazos rigorosos, expectativas de desempenho, processos avaliativos)