QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À IMAGEM, COMPOSIÇÃO E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

  • Thiago Camargo Iwamoto Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Curso de Educação Física. Universidade Estadual de Goiás, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás, Curso de Educação Física. http://orcid.org/0000-0002-1509-6047
  • Bruno Hadley Guedes da Silva Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Palabras clave:

composição corporal; autoimagem; saúde

Resumen

Objetivo: Investigar a relação entre a qualidade de vida com a percepção da imagem, composição e índice de massa corporal de acadêmicos do curso de Educação Física, de acordo com o gênero. Procedimentos: recorte temporal transversal, do tipo exploratório, quanti-qualitativo, com coleta de dados através da aplicação de questionários (sociodemográfico, Body Image Quality of Life e Escala de Silhuetas) e teste (composição corporal, altura, peso e índice de massa corporal - IMC) aplicado a discentes do primeiro período do curso. Resultados: a partir do estudo com 27 acadêmicos, sendo 15 homens e 12 mulheres, em sua grande maioria são adeptos a prática de atividade/exercício físico (77,8%), sendo a musculação a atividade mais praticada (29%) com periodicidade de três a cinco vezes por semana (59,3%), e duração de 61 a 120 minutos (48,1%). A grande maioria objetiva a melhora do condicionamento físico (40%). Identificou também que há uma diferença significativa (≤0,05) nas variáveis de IMC, percentual de gordura, silhuetas entre os gêneros masculino e feminino. Apesar dessa diferença, os mesmos foram classificados como dentro da faixa recomendada quanto ao IMC e percentual de gordura, além de se perceberem com baixo percentual de gordura através da Escala de Silhuetas. Conclusão: identificou-se que há uma relação positiva entre a qualidade de vida dos acadêmicos quando relacionado a percepção da imagem, composição e índice de massa corporal em ambos os gêneros.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Thiago Camargo Iwamoto, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Curso de Educação Física. Universidade Estadual de Goiás, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás, Curso de Educação Física.
    Doutorando em Educação Física pela Univerisdade de Brasília. Mestre em Psicologia, ênfase em Análise Experimental do Comportamento Humano, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Bacharel e Licenciado em Educação Física.Professor do curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Universidade Católica de Goiás (Unidade Eseffego).
  • Bruno Hadley Guedes da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
    Graduado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Publicado

2019-08-03

Número

Sección

Artigo Original

Cómo citar

QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À IMAGEM, COMPOSIÇÃO E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. (2019). Movimenta (ISSN 1984-4298), 12(3), 409-419. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/7802

Artículos similares

1-10 de 82

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.