PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE VESTIBULANDAS AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNESP – UMA ANÁLISE RETROSPECTIVA

Autores/as

  • Aline Minatel
  • Sebastião Gobbi
  • Carla Manuela Crispim Nascimento
  • José Luiz Riani Costa
  • Lilian Teresa Bucken Gobbi

Resumen

Com o objetivo de analisar o perfil antropométrico das vestibulandas aos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, foi realizada uma pesquisa documental nas fichas de exame médico de 1640 candidatas, preenchidas por ocasião das provas de habilidades específicas, entre os anos de 2000 a 2004. Os dados coletados foram das variáveis antropométricas peso, estatura e calculado o índice de massa corporal. Os dados foram tabulados e analisados por meio da estatística descritiva (média e desvio padrão), e comparados com os resultados de amostras de outros estudos. Os resultados médios obtidos foram: a) estatura = 1,64 ± 0,06m; peso corporal = 57,24 ± 8,77kg; índice de massa corporal = 21,12 ± 2,73Kg/m². A interpretação e comparação desses resultados possibilitam concluir que as vestibulandas de Educação Física: a) são mais altas e mais pesadas que a maioria dos dados populacionais; contudo apresentam peso corporal e estatura similares a estudantes de outros cursos de graduação; b) são mais baixas e menos pesadas que jogadoras de alguns esportes coletivos; c) tendem a apresentar IMC similar ao da população e estudantes de outros cursos de graduação e menor que atletas. Estes resultados indicam que a opção de candidatas pelos Cursos de Graduação em Educação Física não é influenciada por perfis atléticos normalmente associados à Educação Física, de acordo com o imaginário social.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2018-03-03

Número

Sección

Artigo Original

Cómo citar

PERFIL ANTROPOMÉTRICO DE VESTIBULANDAS AOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNESP – UMA ANÁLISE RETROSPECTIVA. (2018). Movimenta (ISSN 1984-4298), 2(2), 43-48. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/7208

Artículos más leídos del mismo autor/a