REALIDADE VIRTUAL NO TRATAMENTO DE PACIENTES QUEIMADOS: UMA REVISÃO NARRATIVA
Abstract
Introdução: A queimadura é uma lesão tecidual grave, podendo ser causada por diversos agentes, sendo classificada em níveis de gravidade. A realidade virtual vem sendo utilizada como um recurso na reabilitação de pacientes queimados em todas idades e graus de lesão tecidual. Objetivo: Descrever como a realidade virtual pode ser benéfica no tratamento fisioterapêutico dos pacientes queimados. Metodologia: Revisão da narrativa da literatura realizada através da pesquisa nas bases de dados Scielo, Pubmed, Pedro, Bireme. Foram encontrados 1427 artigos e após o processo de seleção e leitura, foram incluídas 10 publicações. Resultados: Foi observado que os resultados do tratamento de pacientes queimados com a utilização do vídeo game oi positivo, sendo utilizado diversos jogos com diferentes objetivos, apresentando metodologias diferentes, onde destes cinco autores apresentaram resultados positivos, dois não encontraram diferenças significativas e os outros não apresentaram seus resultados de forma clara. Considerações finais: A utilização dos vídeo games no tratamento dos pacientes queimados, parece ser um recurso interessante, que minimiza as sequelas causadas pela cicatrização, melhorando a amplitude de movimento, reduzindo fibrose e facilitando a adesão ao tratamento por se dinâmico e divertido. É necessário que haja uma padronização na utilização do recurso, para que este possa ser replicado com maiores e melhores resultados.