ESTADO FUNCIONAL DO PACIENTE APÓS ALTA DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Authors

  • Karolina Duarte Junqueira Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás
  • Ana Cláudia Antônio Maranhão Sá Universidade Federal de Goiás
  • Aline Alves da Silva Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás
  • Matheus Carvalho Pereira Santiago Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás
  • Yago da Costa Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás

Abstract

Justificativa e Objetivos: Estado funcional é a capacidade do indivíduo de manter suas habilidades físicas e mentais, permitindo-o viver de forma independente. Sabe-se que a independência funcional dos pacientes prolongadamente internados é prejudicada. O objetivo desse estudo é analisar a produção bibliográfica na área da saúde sobre a capacidade funcional de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva após alta dessa unidade. Métodos: Trata-se de uma pesquisa documental, realizada através de uma revisão sistemática integrativa da literatura. A busca ocorreu nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2015. Foram levantadas referências nos idiomas português e inglês relacionadas ao tema proposto, publicados entre os anos de 2005 a 2015. Conclusão: Há decréscimo da funcionalidade e consequente diminuição da qualidade de vida dos pacientes após a alta da Unidade de Terapia Intensiva, principalmente no que diz respeito à locomoção e da qualidade de vida em comparação com a população em geral.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Karolina Duarte Junqueira, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás
    Especialista em Fisioterapia Hospitalar e Terapia Intensiva, Residente Multiprofissional em Urgência e Emergência no Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG)
  • Ana Cláudia Antônio Maranhão Sá, Universidade Federal de Goiás
    Doutora em Ciências da Saúde, Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Aline Alves da Silva, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás
    Bacharel em Fisioterapia, Residente Multiprofissional em Urgência e Emergência no Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG)
  • Matheus Carvalho Pereira Santiago, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás
    Graduando em Fisioterapia na Universidade Paulista (UNIP), Estagiário em Fisioterapia Cardiorrespiratória no Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG)
  • Yago da Costa, Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás
    Bacharel em Fisioterapia, Residente Multiprofissional em Urgência e Emergência no Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG)

Published

2017-03-16

Issue

Section

Artigo de Revisão

How to Cite

ESTADO FUNCIONAL DO PACIENTE APÓS ALTA DA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. (2017). Movimenta (ISSN 1984-4298), 10(1), 114-120. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/4832