NÍVEL DE INDEPENDÊNCIA NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA DE PACIENTES COM DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE

Autores

  • Hudson Kássio Dias Souza PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
  • Sávylla Sklabrynne Silva Costa
  • Andreza Prestes dos Santos
  • Fabrina de Oliveira Silva Cupertino de Barros
  • Maysa Ferreira Martins Ribeiro
  • Cejane Oliveira Martins Prudente

Palavras-chave:

Distrofia Muscular de Duchenne; progressão da doença; atividades de vida diária.

Resumo

RESUMO

O objetivo deste estudo foi analisar a independência nas atividades de vida diária (AVD’s) de pacientes com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), relacionando com a fase de estadiamento da doença, o início dos sintomas e a idade do paciente. Estudo transversal, cuja amostra foi composta por 30 pacientes com DMD. Foram utilizados no presente estudo a escala Vignos para analisar a fase de estadiamento da doença; e o Índice de Barthel Modificado para avaliar as AVD’s. Os participantes tinham média de idade de 14,1 (±4,1) anos e apresentaram na escala Vignos média de 7,13 (± 1,4). As AVD’s mais acometidas foram subir escadas, transferência cadeira/cama, vestimenta e o uso da cadeira de rodas, sendo que 63,3% dos pacientes tiveram dependência severa.  O Índice de Barthel Modificado apresentou forte correlação negativa com a escala Vignos, e não teve correlação com a idade do paciente e o início dos sintomas. Conclui-se que quanto maior a fase de estadiamento da doença, menor a independência funcional dos pacientes com DMD.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hudson Kássio Dias Souza, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

    CADÊMICO DO CURSO DE FISIOTERAPIA, ALUNO PESQUISADOR NA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS,ESTAGIÁRIO ATUANTE NA ÁREA DE TRATAMENTO E PREVENÇÃO UTILIZANDO RECURSOS DA FISIOTERAPIA NOS DISTÚRBIOS OSTEOARTICULARES/MUSCULARES E NEUROLÓGICOS. O CONHECIMENTO É CONCEBIDO COMO ALGO IMENSURÁVEL,PRESSUPOSTO NORTEADOR DAS NOSSAS EXPERIÊNCIAS. ASSIM, SER ATUANTE COMO PESQUISADOR, ME AJUSTO DE FORMA CONTUNDENTE QUANDO REFERENCIO AS PESQUISAS DE MODO GERAL, SENDO ESSA GERADORA DE CONHECIMENTO,ESPECIFICAMENTE, A PESQUISA CIENTÍFICA, DEFINIDA COMO ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR INVESTIGADORES, VISA E AMPLIA NOVAS DESCOBERTAS, CONTRIBUINDO ASSIM PARA A QUALIDADE DE VIDA INTELECTUAL.

Downloads

Publicado

02-03-2020

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

NÍVEL DE INDEPENDÊNCIA NAS ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA DE PACIENTES COM DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE. (2020). Movimenta (ISSN 1984-4298), 13(1), 92-100. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/9504

Artigos Semelhantes

11-20 de 610

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)