INTERDISCIPLINARIDADE NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE
Palavras-chave:
saúde coletiva; susResumo
Historicamente os profissionais da saúde tinham seus cenários de práticas restritos a ambientes hospitalares e clínicas, predominando um modelo de assistência individualizado e especializado, divergindo dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Pensando nos problemas de saúde comunitária e na consolidação do SUS no Brasil o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) instituíram as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da Saúde, na qual objetiva oferecer uma formação que possibilite uma assistência de saúde integral, individual e coletiva, contemplando os princípios do SUS. Devido ao novo modelo de assistência à saúde estabelecido no Brasil, um novo olhar é debruçado sobre os cursos de graduação na área da saúde. Levando em consideração a necessidade de implementação de novas ações nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da Saúde, sendo ponto de partida a ressignificação dos cenários de práticas, abrangendo toda a Rede de Atenção à Saúde, a inclusão de atividades acadêmicas de extensão como requisito obrigatório dentro dos componentes curriculares e a inserção de práticas interdisciplinares. Tais ações buscam efeitos imediatos na qualidade das futuras gerações de profissionais de saúde das diferentes áreas.