UTILIZAÇÃO DO TUBO-T E DA VENTILAÇÃO POR PRESSÃO DE SUPORTE NO DESMAME DA VENTILAÇÃO MECÂNICA: UMA REVISÃO

Autores

  • Ana Flavia Macedo Pinheiro
  • Leonardo Carvalho Rodrigues
  • Priscilla Thaynara de Souza Mesquita

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão bibliográfica sobre a utilização do Tubo T e Pressão de Suporte Ventilatório no desmame da ventilação mecânica. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o tema utilizando artigos das bases de dados Medline, Lilacs, Scielo e Cochrane publicados no período do ano de 2000 a abril de 2010. Para o acesso foram utilizados os seguintes descritores: desmame da ventilação mecânica, Tubo T e pressão de suporte. Foram incluídos artigos de revisões bibliográficas, revisões sistemáticas, ensaios clínicos randomizados, padronizações, relatos de casos, consensos de ventilação mecânica e dois artigos científicos dos anos de 1994 e 1995 que dão fundamentação ao tema proposto. Sendo excluídos artigos que dirigiam suas pesquisas para as áreas de pediatria e neonatologia. A revisão de literatura demonstrou que embora haja um avanço significativo na tentativa de padronizar os protocolos ainda não há consenso sobre o tema. Existem diversidades regionais na preferência pelos métodos de desmame e não há concordância quanto à superioridade entre as modalidades de interrupção da ventilação mecânica. Considera-se que há poucas pesquisas que comparam efetivamente os modos PSV e Tubo T ficando evidente a necessidade da realização de maior quantidade de pesquisas randomizadas sobre o tema para que seja possível a elaboração de um consenso sobre a eficácia e vantagem dos modos de desmame citados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

03-03-2018

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

UTILIZAÇÃO DO TUBO-T E DA VENTILAÇÃO POR PRESSÃO DE SUPORTE NO DESMAME DA VENTILAÇÃO MECÂNICA: UMA REVISÃO. (2018). Movimenta (ISSN 1984-4298), 3(2), 85-90. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/7176

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)