Estrutura Curricular dos Cursos de Fisioterapia do Estado de Goiás: Um destaque a saúde coletiva

Autores

  • Victor Hugo de Sousa Utida
  • Junyce Paganini
  • Rayne Ramos Fagundes
  • Lívia Ellen França do Amaral
  • Valéria Rodrigues Costa de Oliveira

Resumo

A formação acadêmica do fisioterapeuta no Brasil, que teve início na década de 50, evoluiu significativamente ao longo do tempo, mantendo sua estrutura curricular voltada para formação curativa e reabilitadora. O objetivo deste estudo é analisar a estrutura curricular dos cursos de Fisioterapia no estado de Goiás, dando ênfase às propostas de formação para a saúde coletiva. Foram analisadas nove das quatorze instituições que fornecem o curso de graduação em Fisioterapia no estado de Goiás, onde as disciplinas das matrizes curriculares foram distribuídas em sete áreas para análise dos dados. Foi utilizado o programa de estatística no qual foi aplicado o teste de correlação de Pearson. A amostra representou 64,28% do total de cursos de fisioterapia do estado de Goiás, onde 58% da estrutura curricular dos cursos de Fisioterapia estão vinculados à Área Profissionalizante, havendo uma discrepância significativa entre a Área Profissionalizante e a Área de Saúde Coletiva. Diante dos dados encontrados, percebe-se uma desvalorização da saúde coletiva, mostrando que a formação profissional ainda está voltada para o modelo curativo e reabilitador.

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Publicado

01-03-2018

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Estrutura Curricular dos Cursos de Fisioterapia do Estado de Goiás: Um destaque a saúde coletiva. (2018). Movimenta (ISSN 1984-4298), 5(4), 293-302. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/7072

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