A Autoestima de alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos
Abstract
O presente artigo traz um breve
histórico sobre a Educação de Jovens e Adultos, o
perfil do aluno adulto e de como a sua inserção na
escola significa uma oportunidade para o resgate
de sua autoestima, muitas vezes abalada pela sua
história de vida. Propõe reflexões fundamentadas
em Paulo Freire, sofre uma metodologia adequada
à realidade dos adultos, procurando visualizar a
pessoa do aluno em todo o seu contexto (aluno,
pai, trabalhador e cidadão), com saberes próprio e
senhor de sua aprendizagem. Aborda a temática
baseado em teóricos sobre a autoestima atrelada
ao autoconceito e a autoaceitação. Faz uma
relação entre autoestima, à permanência do aluno
na escola e aprendizagem mediadas pela adoção
de práticas humanizadoras, valorizando e
respeitando as particularidades de cada educando.
Destaca como ponto de partida às relações
interpessoais para a construção de vínculos
afetivos que favoreçam condições para a
aprendizagem e o fortalecimento da autoestima,
considerando o ensinante e o aprendente em seus
papéis dinâmicos de forma a preparar alunos para
pensar, porque se consideram capazes e
conscientes de seu valor, aprendendo para a escola
e para a vida.