DESLOCAMENTOS LOMBARES EM USUÁRIOS DE TRANSPORTE COLETIVO: ESTUDO OBSERVACIONAL
Resumo
Introdução: A mobilidade urbana tem enfrentado dificuldades por todo país, a adoção do transporte coletivo, principalmente com ônibus, é a proposta mais utilizada, porém, com escasso investimento acaba oferecendo aos usuários um sistema de baixa qualidade. Objetivo: Evidenciar as reações na coluna lombar dos usuários, frente às ações físicas provocadas por um ônibus em movimento, identificando os prejuízos à saúde dos passageiros. Métodos: Trata-se de estudo com abordagem metodológica observacional e de corte transversal, desenvolvido na cidade de Goiânia (Goiás) em setembro de 2016. Participou do estudo um usuário do transporte coletivo. Com auxílio de um acelerômetro e em viagens cotidianas do pesquisado, foram colhidos dados dos deslocamentos lombares em diferentes eixos em pé e sentado na frente, no meio e atrás de um ônibus urbano convencional, utilizando as diretrizes da IS0-2631. Resultados: Evidenciou-se que a postura sentada atrás possui quantidade significativamente maior de deslocamento lombar (p < 0,001), podendo causar malefícios à saúde após o uso de 1 hora no transporte coletivo. O menor índice encontrado foi na posição de pé na frente, podendo o usuário permanecer por até 8 horas sem que haja desconforto causado pelas vibrações. Conclusão: Há grande índice de vibrações nos ônibus, podendo causar desconforto durante um trajeto urbano, afetando assim a saúde do usuário do transporte coletivo.
Palavras-chave: Ônibus; Fisioterapia; Vibração; Acelerômetro; Coluna lombar; Ergonomia.