SINTOMAS OSTEOMUSCULARES E DEPRESSIVOS EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Amanda Cordeiro Mathias
  • Mikael Santos Ferraz
  • Ana Paula Silva Prado
  • Kleyton Trindade Santos

Resumo

Introdução: sintomas osteomusculares representam um problema ocupacional comum em professores, com relevante frequência e apresentam piores prognósticos quanto associados aos sintomas depressivos. Objetivo: o objetivo deste estudo foi identificar a prevalência dos acometimentos osteomusculares dolorosos e indícios depressivos em professores do ensino médio. Métodos: um estudo transversal, descritivo e analítico foi realizado com professores do ensino médio em Mata Verde- MG, utilizando questionários auto-administrados que foram distribuídos para 50 professores, por conveniência consecutiva, no período de fevereiro a maio de 2014. O questionário incluiu informação sobre sintomas osteomusculares e depressivos além dos dados sociodemográficos. Para coletar os sintomas osteomusculares e depressivos foi aplicado o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares e o Patient Health Questionnaire-9, respectivamente.  Utilizou-se a estatística descritiva na análise dos dados, representados em médias e desvio padrão para variáveis quantitativas e em frequências para variáveis qualitativas. Resultados: evidenciaram 32 indivíduos do gênero feminino (64%) e 18 masculino (36%), com 84% dos indivíduos acima dos 30 anos de idade, e 72% da população com mais de 10 anos de profissão.  Observou-se também que as regiões anatômicas de ombros e parte superior das costas, foram as mais citadas em relação a sintomatologia. Em relação a depressão percebe-se que mais da metade (52%) apresentam-se com sintomas depressivos. Conclusão: Compreendeu-se que a prevalência de sintomas osteomusculares e de depressão está presente na classe de docentes, gerando repercussões funcionais e laborais, servindo de alerta para possíveis intervenções.

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Publicado

16-08-2016

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

SINTOMAS OSTEOMUSCULARES E DEPRESSIVOS EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. (2016). Movimenta (ISSN 1984-4298), 9(2), 169-177. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/4786

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