PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA E A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA PERSPECTIVA DA FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31668/movimenta.v15i3.13194Palavras-chave:
Promoção, Fisioterapia, EscolarResumo
O presente relato de experiência objetiva descrever uma proposta inicial de ações fisioterapêuticas promotoras de saúde no contexto do Programa Saúde na Escola (PSE). A proposta foi desenvolvida no estágio curricular obrigatório de fisioterapia na Atenção Básica à Saúde junto a uma instituição educacional do terceiro setor que assiste crianças e adolescentes de seis a quatorze anos. Foram desenvolvidas atividades fundamentadas na psicomotricidade e de forma lúdica, contemplando os pilares esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal e tônus/postura/equilíbrio. Compreender as crianças e os adolescentes sob a perspectiva da psicomotricidade, levou os futuros fisioterapeutas a construírem suas ações terapêuticas de forma ampliada, para muito além do modelo biomédico, principalmente quando passaram a interpretar a noção de saúde não mais enraizada no olhar biológico e nem na simples ausência de doença. Este modo de agir, certamente remete o futuro profissional de fisioterapia a não apenas tratar, mas o direciona para ações de promoção/prevenção que visem o bem-estar e a vida saudável.