PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA E A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA PERSPECTIVA DA FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31668/movimenta.v15i3.13194

Palabras clave:

Promoção, Fisioterapia, Escolar

Resumen

O presente relato de experiência objetiva descrever uma proposta inicial de ações fisioterapêuticas promotoras de saúde no contexto do Programa Saúde na Escola (PSE). A proposta foi desenvolvida no estágio curricular obrigatório de fisioterapia na Atenção Básica à Saúde junto a uma instituição educacional do terceiro setor que assiste crianças e adolescentes de seis a quatorze anos. Foram desenvolvidas atividades fundamentadas na psicomotricidade e de forma lúdica, contemplando os pilares esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, orientação temporal e tônus/postura/equilíbrio. Compreender as crianças e os adolescentes sob a perspectiva da psicomotricidade, levou os futuros fisioterapeutas a construírem suas ações terapêuticas de forma ampliada, para muito além do modelo biomédico, principalmente quando passaram a interpretar a noção de saúde não mais enraizada no olhar biológico e nem na simples ausência de doença. Este modo de agir, certamente remete o futuro profissional de fisioterapia a não apenas tratar, mas o direciona para ações de promoção/prevenção que visem o bem-estar e a vida saudável.

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Publicado

2022-12-25

Número

Sección

Relato de Caso ou Experiência

Cómo citar

PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA E A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA PERSPECTIVA DA FISIOTERAPIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2022). Movimenta (ISSN 1984-4298), 15(3), e20220034. https://doi.org/10.31668/movimenta.v15i3.13194

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