EFICIÊNCIA DE TRATAMENTOS ALTERNATIVOS NO CONTROLE DE FUNGOS EM SEMENTES DE GRAVIOLA (Annona muricata)

Autores

  • DAVID VITOR DOS SANTOS Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/Botucatu – SP)
  • EDNA PEIXOTO DA ROCHA AMORIM Universidade Federal de Alagoas Centro de Ciências Agrárias (CECA/UFAL- Rio Largo – AL)
  • THIAGO COSTA FERREIRA Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/Botucatu – SP)
  • VALDEIR NUNES CARVALHO Universidade Federal de Alagoas Centro de Ciências Agrárias (CECA/UFAL- Rio Largo – AL)

Resumo

Resumo- Tendo em vista a importância das sementes como portadoras de fungos que transmitem doenças no cultivo da gravioleira, foram realizados dois experimentos com objetivo de avaliar a eficiência de tratamentos alternativos no controle dos principais fungos associados às sementes de graviola. No primeiro experimento, 400 sementes foram submetidas a tratamentos com e sem hipoclorito de sódio (1%). As sementes foram analisadas pelo método do papel de filtro. O delineamento foi inteiramente casualizado, com dois tratamentos e dez repetições. No segundo experimento, as sementes foram tratadas com Trichoderma harzianum (12g e 36g); mancozeb (3g. L-1); formaldeído a 5%; extrato de alho (Allium sativum L) a 10%; 25µL de óleo de hortelã (Mentha piperita); 25µL de óleo de citronela (Cimbopogon nardus) e testemunha (ADE). O delineamento foi inteiramente casualizado, comoito tratamentos e quatro repetições. As incidências dos fungos foram determinadas sete dias após a instalação de cada experimento. Dessa forma os dados revelaram que as sementes tratadas com hipoclorito de sódio a 1% diferiram significativamente das sementes não desinfestadas, diminuindo a incidência da maioria dos fungos detectados nas sementes. O tratamento com 12g e 36g de Trichoderma harzianum proporcionaram as menores incidências de fungos quando comparado a testemunha. Conclui-se que, o tratamento alternativo tem potencial como alternativa aos fungicidas sintéticos em controlar os fungos associados às sementes de graviola.

Palavras-chave: Hipoclorito. Óleos Essenciais. Trichoderma sp. Extratos Vegetais.

Biografia do Autor

  • DAVID VITOR DOS SANTOS, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/Botucatu – SP)

    Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

                Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/Botucatu – SP)

  • EDNA PEIXOTO DA ROCHA AMORIM, Universidade Federal de Alagoas Centro de Ciências Agrárias (CECA/UFAL- Rio Largo – AL)

    Universidade Federal de Alagoas

    Centro de Ciências Agrárias (CECA/UFAL- Rio Largo – AL)

  • THIAGO COSTA FERREIRA, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/Botucatu – SP)

    Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

    Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/Botucatu – SP)

  • VALDEIR NUNES CARVALHO, Universidade Federal de Alagoas Centro de Ciências Agrárias (CECA/UFAL- Rio Largo – AL)

    Universidade Federal de Alagoas

    Centro de Ciências Agrárias (CECA/UFAL- Rio Largo – AL)

Downloads

Publicado

2019-07-08

Edição

Seção

Artigos