CONJUNTURA DO ENSINO SUPERIOR NA ORDEM DA EVASÃO DISCENTE NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Autores
JULIANA COSTA CAMPOS
Especialista em Docência Universitária, Faculdade Católica de Anápolis, Bacharel em
Engenharia Civil, Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus de Ciências Exatas e
Tecnológicas Henrique Santillo (Anápolis-GO)
CAIO AUGUSTO NASCIMENTO
Especialista em Docência Universitária, Faculdade Católica de Anápolis, Bacharel em
Engenharia Civil, UniEVANGÉLICA
CAMILLA GIMENES FERNANDES
Especialista em Docência Universitária, Faculdade Católica de Anápolis, Bacharel em
Engenharia Civil, UniEVANGÉLICA
WILIAN CÂNDIDO
Mestre em Ensino da Educação Básica, Especialista em Docência Universitária,
Pedagogo
Palavras-chave:
Absenteísmo. Graduação. Instituição de Ensino Superior
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo identificar os principais motivos que desencadeiam a evasão dos alunos, especificamente no curso de graduação em Engenharia Civil, no qual foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo, onde serão analisadas duas Instituições que ofertam o curso na cidade de AnápolisGO, sendo uma da rede pública e a outra da rede privada. Para melhor compreensão do tema abordado utilizouse o método indutivo e hipotético dedutivo, através de pesquisa prática, a amostragem foi realizada em relação aos discentes frequentantes a graduação e os docentes, buscando identificar as dificuldades relevantes enfrentadas por esses alunos no decorrer do período do curso, também foi analisado se as expectativas dos discentes foram correspondidas em relação a instituição e ao curso de graduação. O estudo realizado sobre o tema evasão, dentro do contexto de formação da identidade dos ingressantes, tem importância social, pois os alunos que abandonam o curso de graduação podem vir a ter um enorme prejuízo na qualidade educacional, profissional e financeira, além de poder ocasionar algum tipo de dano pessoal, psicológico e/ou emocional para o acadêmico que abandona o curso sem a sua devida conclusão. Para as Instituições o absenteísmo do aluno também desencadeia muitos danos, sendo o financeiro um dos maiores, pois as vagas ociosas no decorrer do período do curso podem comprometer a receita final da Instituição, levando a uma diminuição decorrente da qualidade de ensino ofertado aos alunos, o corpo docente, a administração, uma possível exclusão do curso e até mesmo da Instituição.