CONJUNTURA DO ENSINO SUPERIOR NA ORDEM DA EVASÃO DISCENTE NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Autores

  • JULIANA COSTA CAMPOS Especialista em Docência Universitária, Faculdade Católica de Anápolis, Bacharel em Engenharia Civil, Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas Henrique Santillo (Anápolis-GO)
  • CAIO AUGUSTO NASCIMENTO Especialista em Docência Universitária, Faculdade Católica de Anápolis, Bacharel em Engenharia Civil, UniEVANGÉLICA
  • CAMILLA GIMENES FERNANDES Especialista em Docência Universitária, Faculdade Católica de Anápolis, Bacharel em Engenharia Civil, UniEVANGÉLICA
  • WILIAN CÂNDIDO Mestre em Ensino da Educação Básica, Especialista em Docência Universitária, Pedagogo

Palavras-chave:

Absenteísmo. Graduação. Instituição de Ensino Superior

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar os principais motivos que desencadeiam a evasão dos alunos, especificamente no curso de graduação em Engenharia Civil, no qual foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo, onde serão analisadas duas Instituições que ofertam o curso na cidade de AnápolisGO, sendo uma da rede pública e a outra da rede privada. Para melhor compreensão do tema abordado utilizouse o método indutivo e hipotético dedutivo, através de pesquisa prática, a amostragem foi realizada em relação aos discentes frequentantes a graduação e os docentes, buscando identificar as dificuldades relevantes enfrentadas por esses alunos no decorrer do período do curso, também foi analisado se as expectativas dos discentes foram correspondidas em relação a instituição e ao curso de graduação. O estudo realizado sobre o tema evasão, dentro do contexto de formação da identidade dos ingressantes, tem importância social, pois os alunos que abandonam o curso de graduação podem vir a ter um enorme prejuízo na qualidade educacional, profissional e financeira, além de poder ocasionar algum tipo de dano pessoal, psicológico e/ou emocional para o acadêmico que abandona o curso sem a sua devida conclusão. Para as Instituições o absenteísmo do aluno também desencadeia muitos danos, sendo o financeiro um dos maiores, pois as vagas ociosas no decorrer do período do curso podem comprometer a receita final da Instituição, levando a uma diminuição decorrente da qualidade de ensino ofertado aos alunos, o corpo docente, a administração, uma possível exclusão do curso e até mesmo da Instituição.

Downloads

Publicado

2018-08-23

Edição

Seção

Artigos