USO DE GIBERILINA NO CULTIVO DA VIDEIRA

Autores

  • ANA CAROLINA BATISTA BOLFARINI UNESP
  • MARCELO DE SOUZA SILVA UNESP
  • RAFAELLY CALSAVARA MARTINS UNESP
  • MARCO ANTONIO TECCHIO UNESP

Palavras-chave:

Ácido giberélico. Tamanho de bagas. Uvas apirênicas. Vitis sp.

Resumo

A qualidade do fruto é o resultado da somatória de vários fatores, em especial do efeito conjunto dos reguladores vegetais ou da ação individual das giberelinas. O adequado entendimento quanto à resposta da videira a aplicação de GA3 pode resultar na expressão de um maior potencial produtivo. Nesse contexto, têm sido grandes os esforços em relação à avaliação da aplicação desse regular vegetal na obtenção de frutos partenocárpicos e no aumento do tamanho das bagas de uvas finas para mesa. O objetivo desta revisão foi apresentar e discutir informações sobre os efeitos da aplicação de giberelinas na qualidade de uvas, além de fornecer uma recomendação de aplicação mais precisa de giberelina para Vitis vinifera L. e Vitis labrusca cultivadas em condição tropical. Em virtude das poucas formulações comerciais de GAs disponíveis para os produtores, associadas ao custo, à necessidade de múltiplas aplicações e às altas dosagens, cabe mencionar a importância da realização de pesquisas com intuito de investigar novos produtos que sejam ativos em baixas concentrações e promovam efeito similar ao da GA3 nas mais diversas fases fenológicas de desenvolvimento do cacho, visando maximizar a rentabilidade econômica da cultura da videira.

Biografia do Autor

  • ANA CAROLINA BATISTA BOLFARINI, UNESP
    Doutoranda em Agronomia/Horticultura - UNESP - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu (SP)
  • MARCELO DE SOUZA SILVA, UNESP

    Doutorando em Agronomia/ Horticultura – UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu (SP)

  • RAFAELLY CALSAVARA MARTINS, UNESP

    Mestranda em Agronomia/ Horticultura – UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu (SP)

  • MARCO ANTONIO TECCHIO, UNESP
    Docente – Departamento de Horticultura - UNESP – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu (SP)

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Artigos