ESTUDO METODOLÓGICO E COGNITIVO DA CARTOGRAFIA TEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, BRASIL
Autores
MARTA DE PAIVA MACÊDO
UEG MORRINHOS
MARCELLO MARTINELLI
FFLHC/USP
ARISTEU GEOVANI DE OLIVEIRA
UEG MORRINHOS
GRAZIELLY VIEIRA CINTRA
UEG MORRINHOS
Palavras-chave:
Ensino. Aprendizagem Mediada. Cartografia Temática. Formação de Professores. Geografia.
Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo compreender as bases metodológicas e cognitivas do ensino e da aprendizagem da Cartografia Temática na formação de professores de Geografia, nos dez cursos da Universidade Estadual de Goiás, visando propor estratégias de ensino e de aprendizagem conciliáveis com um domínio pedagógico exigido nesse processo. Justifica-se pela necessidade de estudos e pesquisas que qualifiquem os problemas do ensino e da aprendizagem de disciplinas específicas e especiais na formação de professores de Geografia, neste caso, a Cartografia Temática, pela necessidade de se compreender o entendimento básico da linguagem das representações gráficas como princípio construtivo dos mapas e gráficos. Para tanto, contou-se com levantamento e estudo de bibliografia específica, de uma parte, e especializada de outra, em razão de duas dimensões que a caracterizam: uma metodológica e outra cognitiva. No intuito de alcançar os objetivos propostos, fez-se uma análise das condições de ensino pelo envolvimento indireto dos 16 professores de Cartografia, considerando-se especificidades referentes às suas atividades acadêmicas até o ano de 2012, como: experiência no ensino, planos de ensino, registros dos conteúdos nos diários de classe. Na verificação na aprendizagem contou-se com Instrumento Avaliativo (IA), elaborado e aplicado a 155 graduandos de Geografia, no ano de 2013, composto de conteúdos procedimentais que exigem o uso de operações mentais importantes através das funções cognitivas correspondentes. A avaliação dos IA’s foi realizada em 2015 e 2016, seguida pela organização, tratamento e análise dos dados à luz das interfaces e aproximações com diferentes sistemas teóricos encontrados em Feuerstein, Klein,Tannenbaum (1991), Martinelli (2013), e, Bakhtin (2009). Tal avaliação compôs um conjunto de parâmetros ao ensino e à aprendizagem de Cartografia Temática na UEG, como forma de contribuir com a formação de professores de Geografia na referida instituição de ensino superior.