ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MÉTODOS EMPÍRICOS E EMPÍRICO MECANICISTA PARA O DIMENSIONAMENTO DA ESPESSURA DE REFORÇO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS: ESTUDO DE CASO DA RODOVIA MS-040

Autores

  • ISABELLA S. D. ANDRADE UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
  • JISELA A. SANTANNA-GRECO Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

: O objetivo deste trabalho é realizar uma comparação entre métodos empíricos e empírico-mecanicista para o dimensionamento de reforço de pavimentos flexíveis. Para conduzir o estudo, foi selecionado um trecho da rodovia MS-040, localizada no Mato Grosso do Sul. Inicialmente, foram analisados os levantamentos de campo realizados no trecho, que indicaram os estados superficial e estrutural da rodovia, além dos estudos de tráfego. Primeiramente, foi feita a avaliação funcional do pavimento por meio do Índice de Gravidade Global (IGG). Em seguida, procedeu-se com a avaliação estrutural do pavimento, analisando-se as deflexões reversíveis máximas. Posteriormente, foi realizado o dimensionamento das espessuras de reforço utilizando dois métodos empíricos: DNER-PRO 11/79 – Método B e DNER-PRO 269/94 – Método da Resiliência (TECNAPAV), além de um método empírico-mecanicista processado pelo software BISAR 3.0. Foram examinados os parâmetros considerados por cada método e como cada um deles influencia a camada de reforço necessária. Os resultados indicam que os métodos empíricos vigentes estão desatualizados e precisam ser revisados. Em contraste, os métodos empírico-mecanicistas permitem a consideração das variáveis características dos materiais e das técnicas de construção, além de possibilitar a avaliação do estado de tensão e deformação dos materiais.

Palavras-Chave: Pavimentos flexíveis, Métodos de dimensionamento, Reforço asfáltico.

 

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Artigos