ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA, UMA DIDÁTICA PARA APROXIMAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO COM O COTIDIANO DOS ESTUDANTES
Resumo
A necessidade da renovação da geografia em sala de aula está no contexto da elaboração aqui apresentada e deriva de pesquisa em andamento enquanto Dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade estadual de Maringá-PR. Assim, o presente artigo consta do relato e análise de experiência de ensino de Geografia desenvolvida em turmas do 6º Ano de uma escola da rede particular de ensino no município de Paranavaí-PR. A reflexão, objeto da pesquisa em andamento e, da prática de ensino desenvolvida consta da necessidade de interações entre o saber científico enquanto conteúdo escolar e o saber cotidiano dos alunos, isso, como caminho de construção de metodologia de ensino instigadora do protagonismo do estudante nas atividades de sala de aula. As aulas relatadas focaram conteúdos e atividades relacionadas com a Geografia Física objetivando o estudo de dinâmica naturais associadas com rocha, solo, relevo, água, clima e vegetação. Os resultados apontam para a construção e assimilação de um conhecimento escolar mais integrado e crítico.
Palavras-chave: Ensino de Geografia. Geografia Física. construção do conhecimento. aluno protagonista.