O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA:
UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DO FUTURO DOCENTE
Resumo
É consenso que, na formação de futuros professores, a compreensão do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é de suma importância. Não obstante, é imprescindível ter conhecimento das estratégias de ensino e recursos didáticos e saber utilizá-los adequadamente. Assim, o presente trabalho visa relatar as experiências desenvolvidas na disciplina de Didática da Matemática e no projeto Oficinas de Matemática, do curso de Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Campus Central - Anápolis CET. Primeiramente, desenvolvemos um trabalho de Didática da Matemática, que consistia no conhecimento da BNCC e na elaboração e implementação de uma proposta de ensino com a utilização do jogo. Foram utilizados dois seminários para o conhecimento da BNCC, seu conteúdo referente à Matemática e uma discussão do jogo como recurso didático. Após, elaboramos e aplicamos a proposta de ensino do Jogo dos Polígonos na turma de 6º ano de uma escola pública de Anápolis. Ao fim do processo, após as devidas discussões acerca do trabalho executado, concluímos que a proposta elaborada ainda não se encontrava ajustada ao nível dos alunos do 6º ano Ensino Fundamental. Para ajustar melhor o público-alvo de nossa proposta, aplicamos novamente o Jogo dos polígonos em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular da cidade, durante o projeto Oficinas de Matemática. Diante dessas experiências, percebemos que conhecer a BNCC, bem como, saber utilizar recursos didáticos, a fim de que o aluno compreenda o conteúdo de forma lúdica valorizando o seu protagonismo são pilares importantes na formação docente. Também é importante que o professor esteja ciente do nível o qual os alunos se encontram, a fim de uma melhor compreensão de quais ferramentas utilizar para um bom aproveitamento de suas aulas.
Palavras-chave: BNCC; Didática da Matemática; Ensino-aprendizagem; Jogo; Recurso didático.