ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMUNITÁRIA FACE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS:

UMA PROPOSTA DA EXTENSÃO ESCOLAR PARA EMPODERAMENTO COMUNITÁRIO

Autores

  • ISÍDRO TOMÁS DUNHE Escola Secundária de Napipine
  • ABUDO CHALE Escola Secundária de Napipine

DOI:

https://doi.org/10.31668/mirante.v16i4.14566

Resumo

Hoje em dia o poder letal das mudanças climáticas é uma urgência para a humidade, e impõe responsabilidade para cada um de nós. Este artigo descreve uma proposta didático-pedagógica baseada numa extensão escolar, como forma de levar a escola à comunidade, para minimizar os impactos imediatos das mudanças climáticas. Objetivo é empoderar as comunidades para a resiliência face às mudanças climáticas, na base duma aprendizagem significativa, proporcionada através da difusão da ciência por meio de uma alfabetização científica em comunidades, em que o pivô desta ação é a escola. Fez - se o levantamento e análise bibliográfica dos conteúdos científicos, que a partir do qual acredita-se que as comunidades se revistam do poder que lhes permitam exercer uma cidadania ativa e positiva face às mudanças climáticas.

Palavras-chave: Alfabetização Científica; Comunidade; Extensão Escolar; Mudanças Climáticas.

Biografia do Autor

  • ISÍDRO TOMÁS DUNHE, Escola Secundária de Napipine

    Escola Secundária de Napipine, Nampula / Moçambique

  • ABUDO CHALE, Escola Secundária de Napipine

    Escola Secundária de Napipine, Nampula / Moçambique

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Publicado

2023-10-30

Edição

Seção

Artigos