ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMUNITÁRIA FACE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS:
UMA PROPOSTA DA EXTENSÃO ESCOLAR PARA EMPODERAMENTO COMUNITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.31668/mirante.v16i4.14566Resumo
Hoje em dia o poder letal das mudanças climáticas é uma urgência para a humidade, e impõe responsabilidade para cada um de nós. Este artigo descreve uma proposta didático-pedagógica baseada numa extensão escolar, como forma de levar a escola à comunidade, para minimizar os impactos imediatos das mudanças climáticas. Objetivo é empoderar as comunidades para a resiliência face às mudanças climáticas, na base duma aprendizagem significativa, proporcionada através da difusão da ciência por meio de uma alfabetização científica em comunidades, em que o pivô desta ação é a escola. Fez - se o levantamento e análise bibliográfica dos conteúdos científicos, que a partir do qual acredita-se que as comunidades se revistam do poder que lhes permitam exercer uma cidadania ativa e positiva face às mudanças climáticas.Palavras-chave: Alfabetização Científica; Comunidade; Extensão Escolar; Mudanças Climáticas.