CARNE SUÍNA, SUA PRODUÇÃO E OS MITOS DO SEU CONSUMO

Autores

  • FABRÍCIO ALVES SOUSA BASTOS Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • NATÁLIA VINHAL VAZ Universidade Estadual de Goiás (UEG)
  • MARCOS ROBERTO PISARSKI JUNIOR Universidad de Guadalajara
  • IANA CÂNDIDO CUNHA Universidade Estadual de Goiás (UEG)

DOI:

https://doi.org/10.31668/mirante.v16i2.14106

Resumo

O artigo fornece uma visão histórica da suinocultura no Brasil, que pode ser dividida em duas fases: a primeira fase teve porcos de banha até o final dos anos 1970, e a segunda fase tem sido dominada por porcos de carne. A suinocultura moderna requer garantia de qualidade e bem-estar, com instalações fechadas sem contato direto com o solo, limpeza de rotina, processos de desinfecção e considerando questões de higiene entre lotes. A suinocultura é uma atividade amplamente difundida em todo o Brasil, permitindo que os animais se adaptem a diferentes regiões e sistemas de produção. A indústria da suinocultura envolve muitos produtores em pequena escala, levando a um aumento da renda econômica e a uma maior oferta de proteína animal para os consumidores. No entanto, o consumo limitado de carne suína no país pode estar relacionado a mitos e lendas sobre seus efeitos negativos na saúde. O artigo tem como objetivo refutar esses mitos e promover o consumo de carne suína no Brasil, apresentando uma perspectiva histórica da produção e consumo de carne suína no país, bem como refutando preconceitos populares contra ela. A pesquisa é estruturada como uma revisão bibliográfica de artigos científicos e livros sobre o consumo de carne suína.

Palavras-chave: Suinocultura; Carne Suína; Alimentação; Preconceito Alimentar.   

Biografia do Autor

  • FABRÍCIO ALVES SOUSA BASTOS, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Graduado do Curso de Tecnologia em Gastronomia da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Sul, Unidade Universitária de Caldas Novas/GO

  • NATÁLIA VINHAL VAZ, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Graduado do Curso de Tecnologia em Gastronomia da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Sul, Unidade Universitária de Caldas Novas/GO

  • MARCOS ROBERTO PISARSKI JUNIOR, Universidad de Guadalajara

    Doutorando em Desenvolvimento, Sustentabilidade e Turismo na Universidad de Guadalajara/MEX. Mestre em Turismo na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do Curso de Tecnologia em Gastronomia UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Sul, Unidade Universitária de Caldas Novas/GO

  • IANA CÂNDIDO CUNHA, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

    Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás. Docente do Curso de Tecnologia em Gastronomia UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Sul, Unidade Universitária de Caldas Novas/GO

Downloads

Publicado

2023-06-12