EXPOSIÇÃO “DINOSSAUROS - BRASIL CENTRAL”:

PÚBLICO INFANTIL E SEU OLHAR COMO VISITANTES

Autores

  • ANDRÉ LUIS DE SOUZA JUNIOR Graduando do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) - Rondonópolis (MT) e Graduando de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Cruzeiro do Sul - São Paulo (SP).
  • NAYARA TÁLLITA PEREIRA E MELO Professora de Ciências da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, Especialista em Ensino de Biologia pela Universidade Federal de Goiás e Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
  • HUGO BAMPI Mestrando do Programa de Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Goiás e Licenciado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • ADELINO ADILSON CARVALHO Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social pela Universidade Federal de Goiás
  • CARLOS ROBERTO DOS ANJOS CANDEIRO Pós-doutor em História das Geociências pela Universidade de Campinas. Doutor e Mestre em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba e graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Resumo: Espaço não formal é todo aquele espaço não escolar onde pode ocorrer uma prática educativa. Neste contexto, os museus se enquadram como espaço não formal de educação institucionalizado, os quais atualmente,  vem desenvolvendo ações educativas e de divulgação científica para o público jovem e infantil. Dessa forma, o Laboratório de Paleontologia e Evolução do Curso de Geologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), organizou a Exposição Itinerante “Dinossauros do Brasil Central”, sendo inicialmente hospedada no Museu Antropológico da UFG em Goiânia. O objetivo deste trabalho é apresentar a visão do público infantil em relação à Exposição “Dinossauros do Brasil Central” e a percepção dos monitores perante a visitação dos estudantes. Foram realizadas entrevistas - diretas e exploratórias com formulário estruturado formado por questões previamente elaboradas - com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da UFG e ainda com um estagiário e um servidor que atuaram como monitores da Exposição. Diante dos resultados das entrevistas, observou-se que a Exposição atraiu a atenção dos estudantes, demonstrando-se como uma boa ferramenta de educação não formal.

Palavras-chave: Exposição, Dinossauros, Conhecimento, Goiânia.

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Publicado

2020-04-03

Edição

Seção

Artigos