A formação de professores reflexivos para o ensino de inglês para fins acadêmicos (IFA) na modalidade de ensino remoto: a aprendizagem na prática

Authors

  • Mariana Alves UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.31668/icone.v23i2.13461

Abstract

Resumo: No contexto dos desafios educacionais advindos da pandemia de Covid-19 no ano de 2020, o Centro de Línguas para Fins Acadêmicos (CLA) foi criado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e serviu como um programa de formação de professores essencial na trajetória dos docentes. Neste artigo, discorro sobre a experiência de reaprendizagem de formação individual e coletiva durante os encontros pedagógicos — assim como antes, durante e depois das aulas — de professores de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) para dar aula em ensino remoto no âmbito do CLA, visando a relacionar tais momentos à proposta de formação de professores reflexivos apresentada por Schön (1983, 1992) e Gómez (1992). 

PALAVRAS-CHAVE: ensino remoto; formação de professores; inglês para fins acadêmicos; relato de prática; reflexão na prática 

Published

2023-10-08

Issue

Section

Primeiras Letras