A função persuasiva da metáfora no discurso político: o caso das eleições municipais de Salvador (BA) em 2020
DOI:
https://doi.org/10.31668/icone.v22i1.12390Resumo
Segundo Soares da Silva & Leite (2015), Lakoff e Jonhson traçaram uma reviravolta nos estudos da metáfora a partir do lançamento da obra seminal da Linguística Cognitiva Metaphors We Live By (1980). Nesse trabalho os autores buscaram mostrar que a linguagem figurada configura e permeia não só a fala como também a atitude humana. Entretanto, essa apresentação inicial, conforme estudiosos contemporâneos da metaforicidade como Salomão (1999), Kövecses (2005), Vereza (2007) e Semino (2008) deixou de lado a apresentação de dados empíricos de pesquisa da linguagem efetivamente em uso. Portanto, para avançar neste ponto pesquisadores começaram a investigar a função da figuratividade no discurso. Nesse sentido, esta pesquisa buscará observar como a metaforicidade foi utilizada na tessitura textual dos discursos eleitorais dos dois candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenções de voto para a Prefeitura Municipal de Salvador em 2020, estes são: Bruno Reis (DEM) e Major Denice (PT). Com os resultados obtidos, esperamos contribuir para a reflexão acerca potencialidade do papel da metáfora na persuasão eleitoral política.
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