Anarquia e Geografia na I Internacional: As presenças de Eliseé Reclus e Charles Perron
Abstract
Eliseé Reclus e Charles Perron, geógrafos e anarquistas, participaram da Primeira Internacional e ao lado de Bakunin lutaram pela supremacia da ala antiautoritária nessa importante entidade mundial dos trabalhadores do século XIX. Nesse artigo apresentamos algumas ideias desenvolvidas por esses autores no que tange à construção de um pensamento libertário na Geografia, quando ambos lutaram para a constituição de uma ciência menos mnemônica, acessível ao conjunto da classe trabalhadora e, consequentemente, avessa aos principais ditames científicos e/ou políticos desse período, como o nacionalismo, a submissão das chamadas "raças inferiores"e a exploração do homem pelo homem.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.