Piotr Kropotkin e o apoio mútuo: a solidariedade enquanto substrato fundamental da natureza e da sociedade
Resumo
Piotr Kropotkin, importante geógrafo russo, foi um dos principais propagadores no século XIX de uma visão mais generosa do darwinismo, defendendo que o apoio mútuo era o principal fator na evolução das espécies. Assim demonstrou que a solidariedade intra e entre as espécies determinava a geração de membros melhores adaptados ao ambiente natural, negando que a competição fosse o fator predominante. Ao realizar essa importante discussão, Kropotkin asseverou em vários momentos de sua obra, de que forma a Natureza e a Sociedade estavam organizadas, procurando apontar uma das vertentes do anarquismo, o anarco-comunismo, como uma forma de organização social profundamente assentada em bases científicas. Pensar a Natureza e a Sociedade sob bases solidárias permite-nos desconstruir, ainda que no campo das ideias, que a competição seja algo inerente aos seres vivos, alçando as propostas de Kropotkin como factíveis ao mundo atual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.