A Educação Ambiental sob o contexto da ética e da formação do sujeito ecológico

Authors

  • Andrei Severino Ferreira da Silva Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Mirza Seabra Toschi Universidade Estadual de Goiás - UEG

Abstract

Resumo: O presente trabalho tem como discussão central a Educação Ambiental (EA). É um texto analítico e crítico fundamentado em torno das obras de Carvalho (2012), Layrargues (2012) e Reigota (2012). Tem como objetivo geral levar ao conhecimento de todos a relevância da EA para a formação da cidadania ecológica acerca da necessidade atual de uma intervenção consciente e mudanças de posturas, atitudes e valores em relação ao meio ambiente; levantando, ainda, discussão a respeito da EA como instrumento importante e necessário para a formação ética e para a formação do sujeito ecológico. Os recentes acontecimentos naturais que têm afetado a vida humana, causando-lhe grande impacto, têm levado a um momento de reflexão das ações humanas sobre o meio ambiente, os recursos naturais e sua utilização. Já não basta preservar, conservar e manter a vida. Faz-se necessária a urgente transformação na maneira de ver e acolher a vida em si para que ela encontre um equilíbrio que promova uma convivência harmônica entre os seres humanos e todos os demais seres de vida e não vida no planeta. Espera-se poder contribuir de maneira a ampliar a visão humana e promover mudanças nos paradigmas estabelecidos entre homem e natureza. 

 

Palavras-chave: meio ambiente. Homem. Ética. Cidadania.

 

The environmental education under the context of the ethics and the education of the ecological citizen

Abstract: This paper has as main discussion the Environmental Education (EE). It is an analytical and critical text based on Carvalho’s (2012), Layrargues’ (2012) and Reigota’s (2012) works. The general goal is to inform everybody on the importance of the EE to the education of the ecological citizenship about the current need of a conscious intervention and changes of postures, attitudes and values related to the environment; and also, it raises the discussion concerning the EE as an important tool and required for the ethical formation and the ecological citizen education. The recent natural events that have affected the human life, causing them great impact, have led to a moment of thinking about the human actions on the environment, the natural resources and its use. Preserve, conserve and keep life are no longer enough. It is necessary an urgent transformation in the way to see and shelter life itself in order to find a balance, which will promote a harmonious coexistence among the human beings and all other living beings and not living on the planet. It is expected to contribute in a way to expand the human perspective and promote changes on the established paradigms between man and nature.

 

Keywords: environment; man, ethics; citizenship.

 

 

Author Biographies

  • Andrei Severino Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Goiás - UEG

    Possui graduação em Turismo pela Faculdade de Caldas Novas - UNICALDAS (2006), Pós Graduação Lato Sensu (Especialização) em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Goiás - UEG (2008) e Pós Graduação Lato Sensu (Especialização) em Gestão de Empreendimentos Turísticos e Eventos pela Faculdade de Tecnologia SENAC/GO (2013). Cursa Pós Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Recursos Naturais do Cerrado pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Atualmente é Instrutor Horista do SENAC/GO - Caldas Novas e Secretário Municipal de Meio Ambiente - Sec. Mul de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Rio Quente, sendo funcionário público efetivo no cargo de Fiscal de Meio Ambiente, desde 2007. Tem experiência na área de Turismo, Hotelaria, Gestão e Meio Ambiente.

  • Mirza Seabra Toschi, Universidade Estadual de Goiás - UEG
    Possui graduação em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero/SP (1981), graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia de Passos/MG (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP (1999). Em 2010, fez estágio de pós-doutoramento, na FE/UnB, com a supervisão de Ilma Passos Alencastro Veiga, pesquisando a docência nos ambientes virtuais de aprendizagem. Atualmente é docente de ensino superior da Universidade Estadual de Goiás, onde coordenou o Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, no período 2012-2013. Foi coordenadora do GT Educação e Comunicação da ANPEd (2001-2002). É representante da UEG no Conselho Estadual de Educação de Goiás, compondo as Câmaras de Educação Básica, Superior e Profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, pesquisando sobre as tecnologias na educação.

Published

2015-01-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

A Educação Ambiental sob o contexto da ética e da formação do sujeito ecológico. (2015). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 3(2), 81-91. https://www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/3113