Nordestinos e sulistas: as mediações do viver entre mundos em Rolim de Moura (RO)
Resumen
Este artigo realiza uma abordagem sobre a (re)construção de mundos percebidos e vividos pelos nordestinos e sulistas, indivíduos de espaços e culturas distantes, mas, unidos pelo processo migratório de Rolim de Moura (RO). Vários nordestinos formaram o grupo da frente de expansão, por outro lado, os sulistas compuseram a frente pioneira (MARTINS, 2009). Entre os elementos a serem apresentados destacamos: as concepções, as representações, os imaginários e as práticas vivenciadas pelos nordestinos e sulistas durante o processo migratório e ocupacional do território de Rolim de Moura, por meio da análise das narrativas de histórias de vidas baseadas nos procedimentos da História Oral (MEIHY; HOLANDA, 2007). Assim, buscamos compreender as espacialidades geográficas contidas nessas narrativas e, identificar as influências culturais desses grupos à formação do município rolimourense.Descargas
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.