A EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO EM MINAÇU-GOIÁS: UMA REALIDADE DE DESCASO NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO
Resumen
Neste artigo objetiva-se analisar o processo histórico da Educação Ruralno Brasil até a consolidação da educação do campo no século XXI. Dentro destecontexto, insere-se a realidade da Educação do/no campo em Minaçu-GO. Sabe-se que a Educação no Brasil nunca foi prioridade em nenhum período histórico e político dopaís, isto ganha relevância quando se trata da educação voltada para a população do campo. Assim a análise aqui proposta perpassa esse debate trazendo a tona como tem se encontrado a realidade escolar da Educação do campo em Goiás e, sobretudo no Município de Minaçu. Esta reflexão é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido na Universidade Estadual de Goiás. O mesmo teve como procedimentos metodológicosa observação direta a campo, além da realização de entrevistas, questionários semiestruturadose registros fotográficos. Os resultados obtidos constataram a precariedade das escolas, a falta de formação dos professores para a consolidação da perspectiva de educação do campo, e a invisibilidade da mesma nos projetos político-pedagógicos.
La educación de /sobre el campo en Minaçu-Goi ás: una realidad de negligencia en el escenario educativo brasileño
Este artículo tiene como objetivo analizar el proceso histórico de la educación rural en Brasil hasta la consolidación de la educación en el siglo XXI. Dentro de este contexto, es la realidad de la Educación/campo en Minaçu-GO. Es sabido que la educación en Brasil nunca fue prioridad en cualquier período histórico y político del país, que cobra mayor relevancia cuando se trata de la educación para la población del campo. En consecuencia, el análisis propuesto aquí impregna este debate para traer a la palestra cuando ha encontrado la realidad escolar de enseñanza a distancia em Goiás y, sobre todo en el Municipio de Minaçu. Esta reflexión es fruto de un proyecto de investigación desarrollado en la Universidad del Estado de Goiás. Del mismo modo que los procedimientos metodológicos a la observación directa de campo, más allá de la realización de entrevistas, cuestionarios semi-estructurados y registros fotográficos. Los resultados obtenidos confirman la precariedad de las escuelas, la falta de formación de docentes para la consolidación de la perspectiva de la educación, y la invisibilidade del mismo en proyectos políticos- educativo.
Descargas
Número
Sección
Licencia
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.