A minha escola, a sua escola, a nossa escola: Percursos de uma educação geográfica libertária
My school, your school, our school: Path of a libertarian geographical education
Resumo
O anarquismo apresenta uma escola contrária aos valores capitalistas e autoritários hegemônicos na sociedade atual. Com isso, demonstra a importância de se construir um ensino mais plural, democrático e autônomo, que produza uma educação mais significativa aos estudantes do ensino básico e superior, ainda largamente determinada por políticas públicas heterônimas. Além disso, procura a partir dos ensinamentos de Piotr Kropotkin e Elisée Reclus, difundir uma geografia escolar menos dual, mais participativa, proporcionando a constituição de uma ciência anti mnemômica. Por fim, as ideias libertárias sugerem uma nova maneira de se realizar a avaliação, ainda muito pautada em notas extremamente rígidas, monótonas e que se mostram incapazes de aferir o percurso formativo de um aluno.
Palavras-chave: Anarquismo. Geografia. Ensino. Avaliação
My school, your school, our school: Path of a libertarian geographical education
Abstract: Anarchism presents a school contrary to the hegemonic capitalist and authoritarian values in today's society. Thus, it demonstrates the importance of building a more plural, democratic and autonomous education that produces a more significant education for students of primary and higher education, still largely determined by heteronomous public policies. Moreover, it seeks, from the teachings of Piotr Kropotkin and Elisée Reclus, to spread a less dual, more participatory school geography, providing the constitution of an anti mnemomic science. Finally, the libertarian ideas suggest a new way of carrying out the assessment, still heavily guided by extremely rigid, monotonous notes that are unable to gauge a student's formative path.
Keywords: Anarchism. Geography. Teaching. Evaluation
Mi escuela, su escuela, nuestra escuela: Camino de uma educación geográfica
Resumen: El anarquismo presenta una escuela contraria a los valores hegemónicos capitalistas y autoritarios en la sociedad actual. Por lo tanto, demuestra la importancia de construir una educación más plural, democrática y autónoma que produzca una educación más significativa para los estudiantes de educación primaria y superior, aún determinada en gran medida por políticas públicas heterónomas. Además, busca, a partir de las enseñanzas de Piotr Kropotkin y Elisée Reclus, difundir una geografía escolar menos dual y más participativa, proporcionando la constitución de una ciencia antinemómica. Finalmente, las ideas libertarias sugieren una nueva forma de llevar a cabo la evaluación, todavía fuertemente guiada por notas extremadamente rígidas y monótonas que no pueden medir el camino formativo de un estudiante.
Palabras-clave: Anarquismo. Geografía. Enseñanza. Evaluación
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