Clima e Ambiente na Educação Básica: propostas didáticas para a mediação dos conteúdos de clima na Geografia Escolar
Resumo
Resumo: Os conteúdos de clima na Geografia Escolar devem ter como objetivos principais estabelecer a relação entre os fenômenos climáticos e meteorológicos e sua influência na organização do espaço geográfico. Nesse sentido, o conceito de ambiente, compreendido como a totalidade da relação entre os elementos físicos e sociais, se coloca como importante ferramenta teórica no ensino de Geografia, na medida em que contribui para a superação da dicotomia sociedade-natureza. A discussão em torno do ensino de clima como conteúdo geográfico visa contribuir com a mediação desse conhecimento em sala de aula, apresentando os propósitos de ensiná-lo na educação básica. O interesse pela temática em questão surgiu durante as experiências no desenvolvimento da pesquisa de mestrado dos autores que, dentre inúmeras atividades, ministraram cursos sobre estratégias para o ensino de clima, participaram de grupo de estudos voltados à discussões sobre as temáticas físico-naturais da Geografia, além de acumularem experiências como docentes da educação básica e das disciplinas de Climatologia e Metodologia de Ensino de Geografia. Em uma abordagem teórico-conceitual, discute-se o conceito de ambiente e a análise do clima por um viés geográfico, bem como propõem-se três formas para abordar o clima nas aulas de Geografia, sendo estas: construção de climogramas; construção de pluviômetros e o uso de histórias em quadrinhos.
Palavras-chave: ensino de Geografia, clima, ambiente, propostas didáticas.
Weather and environment in the basic education: didactics proposals for mediation of the issues of the weather in School Geography
Abstract: The issues of weather in the School Geography must have as main objectives to set a relation between the climate and meteorological phenomena and their influence in the organization of the geographical space. In this sense, the concept of environment, understood as the totality of relations between physical and social elements, becomes an important theoretical support in Geography teaching, insofar it contributes for overcoming the dichotomy between society and nature. The discussion about teaching weather as a geographical issue aims to contribute with a mediation of this knowledge in class, presenting three purposes of teaching them in the basic education. The interest in the area arose from the experience with the Supervised Internship in Geography at IESA-UFG, which resulted in a monographic research. In a theoretical and conceptual approach, it is discussed the concept of environment and the analysis of the weather by a geographical bias, as well as the proposal of three ways to approach weather in Geography classes, being them: building climograms; building pluviometers and use of comics.
Key-words: Geography teaching, weather, environment, educational proposals.
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