Juventudes e movimentos sociais no Brasil: fenômenos de interesse da Geografia Escolar
Resumo
O propósito deste trabalho é estabelecer um diálogo entre os recentes movimentos sociais brasileiros, as juventudes e a Geografia Escolar. Isto se justifica porque a conjuntura sociopolítica que se evidenciou no país, sobretudo, a partir do ano 2013 e o expressivo protagonismo juvenil nas manifestações se configuram como um campo fecundo para se pensar a função social da escola, de modo geral e da Geografia, em particular, no processo formativo dos sujeitos que ali se emergiram. Para tanto, a metodologia adotada, partiu de um levantamento bibliográfico que versa sobre juventudes, movimentos sociais no Brasil e Geografia Escolar e, da análise de informações construídas com uma pesquisa empírica, desenvolvida nos anos 2016 e 2017, intitulada “Juventudes e movimento de ocupação das escolas: caminhos e desafios para o ensino de Geografia”. Os resultados obtidos revelaram a formação de novo sujeito escolar, com demandas formativas que não cabem mais no formato, nem nas formas obsoletas de transmissão de muitas escolas, pois são opostas aos anseios e experiências juvenis. Em virtude disto, destaca-se a necessidade de boa formação (inicial e continuada) do professor de Geografia e a consolidação de uma educação geográfica cidadã, como instrumento à práxis emancipadora, pois os contextos evidenciados e instalados no Brasil, demandam processos educativos que superam a descrição, memorização e exigem conhecimentos significativos às práticas transformadoras, a partir da leitura e compreensão espacial.
Palavras-chave: Juventudes. Geografia Escolar. Movimentos sociais no Brasil.
Abstract:
Jouths and social movements in Brazil: phenomena of interest of School Geography
The purpose of this work is to establish a dialogue between the recent Brazilian social movements, the youths and the School Geography. This is justified because the socio-political conjuncture that has been evident in the country, especially since 2013 and the expressive youth protagonism in the manifestations are configured as a fruitful field to think about the social function of the school, in general and of Geography, in particular, in the formative process of the subjects that emerged there. In order to do so, the methodology adopted was based on a bibliographical survey about youths, social movements in Brazil and School Geography, and the analysis of information constructed with an empirical research developed in 2016 and 2017, entitled "Youths and the occupation movement of schools: paths and challenges for the teaching of Geography ". The results revealed the formation of a new school subject, with formative demands that no longer fit in the format, nor in the obsolete forms of transmission of many schools, because they are opposed to youthful aspirations and experiences. As a result of this, the need for a good (initial and continued) formation of the Geography teacher and the consolidation of a geographic citizen education as an instrument for the emancipatory praxis is highlighted, since the contexts evidenced and installed in Brazil, demand educational processes that surpass the description, memorization and require significant knowledge of the transformative practices, from reading and spati
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