Setor de serviços e a urbanização pretérita em Goiás

Autores

  • Tathiana Rodrigues Salgado Universidade Estadual de Goiás - UnU Porangatu

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender, por meio da análise estatística, o desenvolvimento e a distribuição espacial das atividades do setor de serviços no estado de Goiás entre as décadas de 1940 a 1980, período que denominamos de urbanização preterita. Para atingir o objetivo, foram fundamentais os dados disponíveis nos censos demográficos e econômicos publicados pelo IBGE entre os anos de 1940 a 1980, cujos documentos informam sobre a distribuição espacial dos estabelecimentos e a população ocupada em atividades de serviços. Os resultados demostram que o acelerado processo de urbanização por que passou o estado, a partir da década de 1970, contribuiu para a vertiginosa terciarização da economia goiana e para a concentração diferencial dos estabelecimentos de serviços pelo território.

 

Palavras – chave: Setor de Serviços. Goiás. Urbanização. 

Biografia do Autor

  • Tathiana Rodrigues Salgado, Universidade Estadual de Goiás - UnU Porangatu
    Licenciada (2007), Bacharel (2010), Mestre (2010) e Doutora (2017) em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Atuou, entre 2006 a 2011, nos níveis fundamental e médio de ensino no Município de Goiânia. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Goiás. Desenvolve pesquisas na área de geografia regional.

Downloads

Publicado

2018-01-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Setor de serviços e a urbanização pretérita em Goiás. (2018). Élisée - Revista De Geografia Da UEG, 6(2), 29-57. //www.revista.ueg.br/index.php/elisee/article/view/7284