Relações entre elementos climáticos e as notificações de doenças no município de Campo Grande-MS, no ano de 2016
Resumo
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de identificar as associações existentes entre variações nos elementos climáticos: temperatura, pluviosidade e umidade relativa do ar, e a incidência de notificações de Dengue, de febre Chikungunya, por Zika vírus e Influenza no município de Campo Grande, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, foram levantados os registros efetuados semanalmente pelo Boletim Epidemiológico e as variações dos elementos climáticos, mensais, em banco de dados online do Centro de Monitoramento de Tempo do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (CEMTEC). Após a tabulação e sistematização dos dados, foi realizada a análise quanti-qualitativa com intuito de identificar a interface entre elementos climáticos e a epidemiologia. Os resultados obtidos neste trabalho evidenciaram a relação entre as variações nas variáveis climáticas e maior ocorrência de notificações de casos de doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti. Igualmente, foi possível verificar que a Influenza ocorre em determinado período do ano caracterizado pelas baixas temperaturas, pluviosidade e umidade relativa do ar. Sendo assim, tanto no verão quanto no inverno existem doenças que afetam a população da cidade tornando-se temas de saúde coletiva.
Palavras-chave: Dengue. Chikungunya. Zika. Influenza. Saúde coletiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Élisée - Revista de Geografia da UEG.
Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite a distribuição deste material, desde que cumpra os seguintes requisitos:
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais;
- SemDerivações — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, não pode distribuir o material modificado.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.